Água privatizada não dá para engolir! Juntos por uma SABESP pública e fortalecida!

Para: Câmara municipal de São Paulo

Amanhã será realizada uma votação na Câmara de vereadores para decidir sobre a privatização da Sabesp. A cidade de São Paulo é o maior cliente da empresa e a votação amanhã contém mudanças na lei municipal para permitir que a capital mantenha o contrato de fornecimento com a empresa, mesmo depois da venda.

Entre os cerca de 370 municípios atendidos pela Sabesp, São Paulo representa entre 45% e 50% da receita total da empresa de saneamento. Se impedirmos a alteração da lei municipal praticamente impedimos a venda da empresa!

A privatização da empresa não interfere apenas no uso doméstico da água: toda restaurante que você vai, hotel que se hospeda e produto que compra tem a água em seu processo produtivo, o que significa alta de preços em todos os segmentos e produtos. Essa reação em cadeia vai ter um impacto grande na renda das famílias e, com uma grande parcela da população trabalhando como entregador Ifood, uber, diarista e etc, esse encarecimento geral de produtos vai tornar a vida muito mais difícil.

Do ponto de vista do empresário, a oneração do processo produtivo vai afetar a competitividade de preços no mercado e, para empresas emergentes, desafiar as grandes vai se tornar mais difícil o que adeta o empreendedorismo e comercio local.

A empresa teve lucro líquido de mais de 1 bilhão no 4º trimestre de 2023, não existe justificativa em privatizar. Se não fosse um segmento vantajoso, nenhuma empresa gostaria de comprar!

Vote para que possamos enviar essa petição à câmara de vereadores da capital à tempo da votação de amanhã! Vamos deixar claro aos vereadores que quem votar sim não terá nosso voto em outubro desse ano!