Abaixo-assinado Contra a Nova Matriz Curricular Imposta pela Seed-Pr

Para: Professores, alunos e comunidade escolar

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO DA FILOSOFIA (NESEF/UFPR)

Nós, professores e estudantes de Filosofia da Educação Básica da rede pública de ensino do Estado do Paraná, gestores e comunidade escolar em geral, vimos manifestar nossa preocupação e repúdio em relação à forma como a Secretaria de Educação do Estado (SEED) encaminhou a discussão sobre a Matriz Curricular e tornou pública sua posição de retirar, arbitrariamente, uma das aulas de Filosofia e de Sociologia do primeiro ano do Ensino Médio. Medida essa tomada com base no argumento de que é necessário, para melhorar os resultados do IDEB no Paraná, ampliar as aulas de Língua Portuguesa e Matemática. Essa decisão é frontalmente contrária tanto ao Parecer do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica nº 05/2011 que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 24/01/2012, quanto à Resolução nº 02/2012, publicada no Diário Oficial em 30/01/2012. Os dois documentos oficiais reafirmam a importância das disciplinas de Filosofia e Sociologia no Currículo do Ensino Médio. Assim sendo, reafirmamos o conteúdo da Carta Manifesto do Nesef (2010) e do Manifesto do Coletivo do Nesef (2012), especialmente, em relação à defesa e à manutenção de, no mínimo, duas aulas semanais de Filosofia, Sociologia e demais disciplinas, como condição necessária para a realização do trabalho pedagógico.

Curitiba, 20 de novembro de 2012.

3.591 Pessoas