Abaixo-assinado UTI Neonatal e Infantil em Queimados

Para: Ministério Público, Prefeitura de Queimados - RJ, Câmara de Vereadores de Queimados - RJ

Em meados de novembro, uma história comoveu não apenas a população de Queimados- RJ, mas ultrapassou fronteiras para muito além do Estado do Rio de Janeiro.

Benício Barrili Câmara, de apenas 3 meses de idade, apresentava sinais de sufocamento e lutava pela vida nos braços de seu pai, enquanto este buscava socorro. Ao chegar ao Hospital 21 de Julho, mais conhecido como hospital infantil, referência nesse tipo de atendimento tanto particular quanto SUS, lhe foi informado que o estado do Ben era muito grave, e que não havia recursos para tratá-lo ali. Foi recomendado que fosse solicitada uma ambulância para a pronta transferência da criança, em prol de salvar sua vida. Então, foi acionada a ambulância do plano de saúde, o SAMU e foram feitos contatos com amigos e políticos. Mesmo após tanto esforço, foram 8 horas de espera até que uma ambulância chegasse. Foram 8 horas de sofrimento da criança e da família. 8 horas em que a única coisa ao alcance da mãe era segurar o oxigênio para o seu filho.

A transferência foi feita para um hospital particular de Nova Iguaçu - RJ. Foram 15 km percorridos para que Benício pudesse ser cuidado devidamente. No hospital Benício foi encaminhado prontamente para uma UTI e recebeu todos os cuidados devidos. Após 3 paradas cardiorrespiratórias, infelizmente, o nosso querido Ben veio a falecer acometido de uma infecção generalizada, em consequência de uma bactéria chamada SEPSE.

Essa é só mais uma das várias histórias que podemos ouvir em Queimados. Quantas crianças possuem sequelas pelo atendimento que lhes faltou? Quantas crianças faleceram nos braços de seus pais pela falta de suporte no município? Muitas, podemos afirmar com toda a certeza. Uma cidade com mais de 140 mil habitantes não possuir um hospital sequer não é apenas angustiante, mas revoltante. Precisamos de melhorias. Precisamos de mudanças. A luta é de todos nós!
Queremos uma UTI neonatal e infantil em Queimados para que histórias como essa não se repitam, para que outros pais não chorem como os pais do Ben choram hoje. Queremos deixar clara a comoção causada, e o apoio que temos em todos os cantos do Brasil. Queremos mostrar que não “está tudo bem” em não termos ambulâncias disponíveis. Que não “está ok” a falta de suporte no atendimento de crianças. Queremos crianças que tenham o acesso à saúde como é defendido por lei. Queremos salvar nossas crianças, e precisamos de recursos já!

Por uma UTI NEONATAL E INFANTIL EM QUEIMADOS, em nome do Benício e de todos os anjinhos que não conseguiram se salvar por falta de uma.

Abaixo-assinado UTI Neonatal e Infantil em Queimados, para Ministério Público, Prefeitura de Queimados - RJ, Câmara de Vereadores de Queimados - RJ foi criado por: Anjinho Benício .
1.622 Pessoas