Abaixo-assinado Pelo fim do apoio da UFSC à Farra do Boi

Para: [email protected]

Considerando que a “farra do boi” é tipificada como crime, de acordo com a Lei 9.605 e a CF de 1988, e que tal prática foi proibida por meio de acórdão do Supremo Tribunal Federal, na Ação Civil Pública de nº023.89.030082-0, nós cidadãos brasileiros abaixo-assinados exigimos que a Universidade Federal de Santa Catarina não mais patrocine, seja conivente, ou acolha em suas dependências exposições que façam apologia a essa prática hedionda, como se esta fosse meramente uma expressão da cultura catarinense.

Duas exposições recentes, que fizeram parte da 4ª Semana Ousada de Artes UFSC/UDESC, corroboram isso. A primeira delas foi a exposição intitulada “Ilha Terceira e a Ilha de Santa Catarina: um paralelo iconográfico”, que ficou em exposição no hall da Reitoria da UFSC entre 22 de novembro e 02 de dezembro de 2011. A outra foi a exposição de desenhos denominada “Farra”, que teve início dia 21 de novembro de 2011 e foi encerrada em 16 de dezembro de 2011. http://nea.ufsc.br/2011/11/18/exposicao-a-farra-desenhos-lilian-martins/

Não é preciso ser expert em análise de discurso, ou análise de conteúdo iconográfico para perceber claramente que, embora em seu conteúdo manifesto tenha o discurso relativo às exposições citadas pretendido à neutralidade, em seu conteúdo latente houve apologia à prática criminosa em vários momentos tais como lamentar o seu fim; designar o termo “farra” como “criado por gente de fora”; chamar de brincadeira e relacionar ao contexto lúdico algo violento e covarde; fazer escárnio da impotência das forças policiais que precisam coibir a farra, e outras argumentações tendenciosas de teor semelhante.

TORTURA NÃO É CULTURA! A UFSC NÃO PODE SER CÚMPLICE DE TAIS CRIMES
EDUCAÇÃO É A SUA MISSÃO