Abaixo-assinado Nota sobre o Código Florestal

Para: Líderes dos Partidos e do Governo na Câmara dos Deputados

Manifesto sobre a discussão do Código Florestal

A sessão da câmara dos Deputados de ontem (11/05) a noite foi reveladora de como a discussão do Código Florestal foi conduzida pelo Deputado Aldo Rebelo. Ao invés de exercer seu papel de relator, buscando soluções e consensos, o Deputado optou pelo lado ruralista, como ficou claro ao apresentar por escrito um texto diferente do acordado com o governo para a votação.

O tão esperado relatório “acordado” com o governo só chegou a Câmara em torno de 21h, após a discussão em plenário ter acontecido sem um texto referência. O que parecia estar ruim conseguiu ser piorado pelo relator que modificou mais uma vez o relatório, inserindo “pegadinhas” que alteravam o conteúdo do que foi supostamente acordado. Diante dessa manobra do relator, o líder do PT apoiou a proposta do PSOL e do PV de adiar a votação, o que foi apoiado por outros lideres.

Imediatamente milhares de pessoas enviaram mensagens pelo twitter sobre o fato, entre elas a Ex-Senadora Marina Silva que postou o seguinte comentário: “Estou no plenário da Câmara. Aldo Rebelo apresentou um novo texto, com novas pegadinhas, minutos antes da votação. Como pode ser votado?!”.

Para surpresa geral, o relator, num rompante misto de desespero, arrogância e falta de decoro atacou Marina Silva e sua família, lançando acusações mentirosas sobre seu marido, que hoje já desmentiu em entrevista à rádio CBN.

As organizações da sociedade civil, abaixo assinadas, manifestam publicamente sua solidariedade à Marina Silva, ao mesmo tempo, que exigem o afastamento do Deputado Rebelo da relatoria do Código Florestal por sua quebra de decoro e parcialidade no processo. A agressão feita por Aldo Rebelo à Marina Silva ontem no plenário da Câmara só demonstra o desespero do relator da matéria, que não foi capaz de cumprir os acordos feitos com o governo.

Para que a votação do Código Florestal siga os ritos democráticos e regimentais, é fundamental que seja designado novo relator, e que a discussão avance sobre um texto previamente apresentado e de conhecimento público.

5.767 Pessoas