Abaixo-assinado Nem Elmano e Nem Roberto Cláudio nos representam

Para: Eleitores de Renato Roseno

A Executiva Estadual do PSOL Ceará vem, por meio desta, publicizar a leitura do partido acerca do cenário eleitoral, em Fortaleza. Nossas primeiras palavras são de gratidão: agradecemos imensamente ao povo de Fortaleza; à militância do PSOL e do PCB, do coletivo Fortaleza Insurgente, dos movimentos e ativistas sociais que construíram uma campanha criativa, independente de grupos econômicos e, sobretudo, afirmativa da possibilidade de uma nova cultura política no Brasil, pautada na defesa da dignidade humana, do meio ambiente, da justiça social e da democracia real. A candidatura Renato Roseno/Soraya Tupinambá (PSOL e PCB) alcançou mais de 148 mil votos e elegemos João Alfredo e Toinha Rocha vereadores. Tivemos a terceira maior votação de legenda: cerca de 15mil votos. Além desses resultados, apresentamos à cidade um programa de governo em sintonia com as demandas das maiorias da população.

Conhecemos as regras desiguais que marcam o jogo eleitoral, mas decidimos participar dele. Enfrentamos o abuso do poder econômico e midiático e a transformação da política em negócio e propaganda. Temos a certeza de que fizemos o correto: uma campanha coerente, transparente e participativa. Agora, cabe a nós respeitar a decisão do povo. Todavia, não nos sentimos representados em nenhuma das duas alternativas. Não votamos nem em Elmano nem em Roberto Cláudio. Essa posição decorre da análise dos projetos que ambos representam. O PT de Luizianne e o PSB dos Ferreira Gomes estão aliados desde 2006. Juntos fizeram suas campanhas em 2006, 2008, 2010. Por uma mera disputa paroquial entre o Governador Cid e a Prefeita Luizianne não saíram lado a lado nesta eleição. O candidato Elmano até maio deste ano fazia reuniões com os Ferreira Gomes barganhando seu apoio e trocando elogios com aqueles que hoje chama de coronéis. Quando os professores estaduais estavam sendo violentados dentro da Assembleia, por exemplo, o líder do Governo era do PT e o Presidente da Assembleia era Roberto Cláudio. Sequer este brutal episódio foi suficiente para uma ruptura. Como se vê, não há divergência profunda entre eles.

Até quem financia a campanha deles são as mesmas empresas da especulação imobiliária, da agroindústria, da construção civil, das fornecedoras do Estado e à Prefeitura. Das 73 empresas que doaram para estas duas candidaturas até setembro último (fonte: TSE e Diários Oficiais), 39 tinham contratos com o Governo do Estado ou com a Prefeitura de Fortaleza. Os interesses são óbvios. Eles são representantes do mesmo projeto e governam a partir disso. Estão coligados em quase 80 cidades do interior do Ceará com a participação efetiva dos caciques do PT e PSB, como foi o caso de Sobral. Ambas as candidaturas se baseiam no fisiologismo clientelista de uma base de apoio conquistada pela força da máquina e da grana, que faz com que tenham duas das campanhas mais caras do país. Não há motivos para sermos cúmplices desse jogo. Faremos aquilo que a população nos pediu para fazer: seremos oposição para fiscalizar, de forma firme, responsável, coerente com aquilo que acreditamos e para que nossos mandatos foram eleitos. Faremos oposição à administração e alianças com aqueles e aquelas que lutam contra toda forma de exploração e injustiça.

Assim, por não termos, no segundo turno, candidatura que nos represente, orientamos os filiados/as e simpatizantes do PSOL a não apoiarem nem votarem em Elmano ou Roberto Cláudio. Aos/às filiados/as é vedada a participação em ambas as campanhas. Ao povo de Fortaleza, afirmamos que respeitaremos o voto livre das maiorias e nos encontraremos nas ruas e nas lutas.

O próximo dia é a próxima luta.

Assino essa carta por concordar com todo o teor e conteúdo expostos nela e afirmamos com convicção: AQUI NINGUÉM SE RENDE!

1.814 Pessoas