Abaixo-assinado pela criação de uma APA para Monte Verde e uma legislação em defesa do patrimônio natural do município de Lima Duarte, Minas Gerais.

Para: Prefeito Municipal de Lima Duarte e Vereadores da Câmara Municipal de Lima Duarte, Minas Gerais

Nós, abaixo assinados, moradores, frequentadores e amigos da região do Monte Verde, zona rural do município de Lima Duarte, Minas Gerais, manifestamos nosso apoio à total preservação ambiental de toda a região do Monte Verde, que é composta por toda área com extensão de terras da Serra de Lima Duarte e da Serra Negra, compreendendo, também, a vila de São Sebastião do Monte Verde, em relação à manutenção permanente da integridade física e paisagística, bem como à da preservação permanente do seu patrimônio natural e bens difusos relativos ao meio ambiente e do seu ecossistema, contemplando, também, a preservação permanente de seus sítios arqueológicos e espeleológicos, especialmente dos seus morros e montanhas com areia de quártzico, além de toda a sua biodiversidade.

Por tudo isso, e em caráter urgente, manifestamo-nos em favor da criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA), com o tombamento deste Patrimônio Natural, composto por estas serras e suas sequências de cachoeiras existentes e, em especial, as que formam a Cachoeira do Arco-íris, assim como todas as suas grutas e formações de areias de quártzito, para a preservação da qualidade das águas e do solo, protegendo toda essa região contra quaisquer atividades de mineração e ou de exploração que sejam, efetivamente, lesivas a qualquer área da região do Monte Verde, solicitando, também, que seja elaborada de maneira definitiva, um Plano Diretor para a preservação permanente dos corredores naturais de todas as serras regionais, especialmente as da região do Monte Verde, inclusive com a criação de uma lei de preservação ambiental específica, contemplando o tombamento de áreas, que se fizer necessário, para a criação de parques municipais, ecologicamente protegidos, garantindo, efetivamente, todo o patrimônio natural do município de Lima Duarte, Minas Gerais.

Encarecemos ao executivo do Governo Municipal e a todos os membros da Câmara Municipal de Lima Duarte que compreendam que a vocação natural das atividades nessas áreas, e em nossa região, além da atividade leiteira e agropecuária em nossas propriedades rurais, está voltada, naturalmente, ao Turismo Ecológico e Rural, em face de sua beleza natural exuberante e por ser o Turismo, hoje, a atividade que mais gera emprego e renda em todo o mundo. Segundo os estudos feitos pelo Ministério do Turismo, no Brasil, os negócios do turismo já representam 4% do PIB, tendo influência, ainda, em outros 52 segmentos da economia, sendo que essa atividade tende a crescer ainda mais. Portanto, temos que haver garantidos por lei municipal a plena conservação da biodiversidade regional, garantindo nosso patrimônio natural para a visitação pública, de modo a gerar renda e prosperidade de maneira autossustentável, para o bem de todos nossos cidadãos.