Abaixo-assinado CONTRA DESAPROPRIAÇÃO DE TERRAS PELA PREFEITA DE VALPARAISO DE GOIÁS.

Para: PREFEITA LÊDA BORGES

A prefeita LÊDA BORGES DE MOURA do Município de Valparaíso de Goiás/GO, criou um DECRETO MUNICIPAL, para desapropriar mais de 50 moradores do setor de chácaras MARAMBAIA e CHÁCARAS BENVINDAS. Que o município não tem dinheiro para indenizar as pessoas, tal terra estava abandonada a mais de 20 anos, sendo que os atuais moradores tem a posse do terreno a mais de 10 anos. Que os empresários do setor imobiliários, com interesse em construir as famosas casinhas da caixa, tentaram comprar as terras dos atuais moradores, como receberam um não, resolveram agir diferente, contactando a prefeitura de Valparaiso.
Que o decreto, só tem uma finalidade, retirar os moradores da área e vender os terrenos aos empresários, para arrecadação de dinheiro.
Veja o abaixo-assinado na integra:

Nós abaixo-assinados, brasileiros, residentes e domiciliados no setor de CHÁCARAS MARAMBAIA e CHÁCARAS BENVINDAS, antiga Fazenda TAVEIRA, localizada na área deste Município, solicitamos de V.Exª, (a) a não prosperação do DECRETO MUNICIPAL, de nº 176/2011, processo de desapropriação de nº 2011001897, ou se assim o desejar, que prospere, contudo, exclua a faixa de terra as margens da FAZENDA SANTA MARIA (900 METROS), QUE FAZ DIVISA COM AS CHÁCARAS BENVINDA, SEGUINDO AO SUL MAGNÉTICO ATÉ 360M, TRAÇANDO UMA LINHA RETA A ESQUERDA ATÉ ENCONTRAR A ÚLTIMO LOTE HABITADO NA OUTRA MARGEM, VIRANDO A ESQUERDA ATÉ ENCONTRAR A DIVISA COM A FAZENDA SANTA MARIA (PISTA ASFALTADA), MARCO INICIAL DESTE PEDIDO.
Todos os moradores são pessoas de bem, e moram no local a mais de 10 anos, e construíram suas casas de forma consciente, aceitável e respeitável, seguindo o formato dos lotes e casas do jardins dos Ipês. Sendo que as chácaras localizadas neste local são habitadas por muitas famílias que nelas moram e tiram seus sustentos da própria terra, como plantação de milho, feijão, mandioca, abóbora e hortaliças em geral, inclusive todos os anos a prefeitura de Valparaíso doa sementes e adubo para nós, sem falar nas criações de galinha e pato. Em algumas delas funcionam pequenos estabelecimentos comerciais como mini-restaurante caipira, trailes para lanches, chácara para eventos de finais de semana e até mesmo um campo de peitbol, gerando riqueza, benefícios, trabalho e lazer.
Como à senhora mesma pode ver a terra ocupada, não estar ociosa, porque estar cumprindo sim seu papel social, em habitar, preservar, empregar pessoas, e dela trabalha para seus próprios sustentos.
Outra justificativa alegada pela senhora no processo de desapropriação, foi justamente a necessidade de preservação ambiental da área acidenta e nascentes existente nesta terra. Desde já informamos que nas áreas que nós estamos solicitando que seja excluída da desapropriação, não existe nascentes, só cerrado preservado. Se preferir venha nos visitar para comprovar, já que é um dos papeis do governante do município, em estar junto ao povo que o elegeu. .

Alem do mais, se não fossem os chacareiros e moradores existentes no local, essas terras já teriam virado verdadeiras favelas, e ai sim o município teria um verdadeiro problema social.

Na certeza de sermos atendidos, encaminhamos esse documento em três folhas numeradas e assinadas por todos os moradores (ou pessoas com interesse comum), e em duas vias que serão protocoladas.

Nomeamos o senhores BALDUINO CLEMENTINO DE CARVALHO NETO, telefones 8488-0728, e FRANCISCO XAVIER, telefones 3615-2447, como nossos representantes, caso V.Exª necessite de outras informações, ou até mesmo marca uma reunião com a senhora prefeita.

Valparaíso de Goiás, 08, junho de 2011