Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

CONTRA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EAD

Para: TODOS OS CIDADÃOS

CARTA DE REPÚDIO AO MODELO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PARA CURSOS DE FISIOTERAPIA.
Essa semana fomos surpreendidos com uma decisão extremamente preocupante do MEC ao tornar oficial a autorização da modalidade EAD para graduação nos cursos de Fisioterapia em território nacional. Apesar de surpreendidos, a discussão sobre o tema não é nova e nos parecia ter tomado um caráter proibitivo de tal fato, até pelas inúmeras manifestações de órgãos oficiais da profissão no sentido de não permitir esse modelo de ensino para a profissão.
Não é de hoje que a Fisioterapia se mostra como protagonista das ações da saúde em todos os níveis frente aos problemas que afligem a população brasileira. Nesse sentido vimos a crescente melhoria das estruturas de assistência, a maior e mais completa carga curricular dentro das IES, o surgimento de novas especialidades e a participação do fisioterapeuta como formador de opinião em todas as esferas sociais dentro e fora de sua especificidade.
Estivemos recentemente em debates importantes sobre as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Fisioterapia e trabalhamos em conjunto com outras associações para a aprovação de um modelo que contemplasse a formação do fisioterapeuta na sua mais ampla característica clínica. Isso foi um salto de qualidade gigantesca na busca da inserção desse profissional nas questões mais importantes da saúde pública e privada.
O que vemos agora com essa decisão nefasta, exdrúxula e irresponsável por parte da autoridade nacional da educação brasileira é a tentativa de sepultamento de um grande projeto. Assistimos aterrorizados à colocação em prática de uma insanidade nunca antes vista em nossa história, o modelo EAD para graduação de profissionais que têm como princípio a saúde humana.
Como ter qualidade em um modelo não presencial dentro da formação acadêmica de uma profissão com propriedades tão específicas e tão ligadas à vivência plena, seja em sala de aula ou em ambientes ligados à prática clínica? Por mais que tenhamos momentos de quebra do modelo EAD durante o tempo de graduação desses cursos, sabemos que isso não refletirá o mínimo necessário à uma formação completa e satisfatória.
A população brasileira será, seguramente , a mais prejudicada. Será essa população que pagará com sua saúde, o bem mais precioso de todos, pela irresponsabilidade e pela busca insaciável de lucro.
A Sociedade Brasileira de Fisioterapia -SBF - repudia veementemente a modalidade de Ensino / Educação à Distância para cursos de graduação em Fisioterapia e apoia o Sistema COFFITO /CREFITO em todas as ações que visem minimizar ou impedir os danos sociais dessa decisão equivocada por parte do MEC.
DIREÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA
Fortaleza, 14 de junho de 2017



Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
11 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar