PAIS, ESTUDANTES, PROFESSORES E GESTORES REJEITAM MORDAÇA

Para: www.campinas.sp.leg.br/

Tramita na Câmara Municipal de Campinas o projeto do grupo que se autodenomina “Escola sem partido”. O projeto é de autoria do vereador Tenente Santini (PSD). Entre outras restrições, esse projeto proíbe o professor de “estimular a participação dos alunos de manifestações, atos públicos ou passeatas”, de “emitir opiniões pessoais sobre fatos históricos, ideologias ou movimentos religiosos”. O poder público também fica impedido “de se envolver em questões relativas à orientação sexual, vetando a possibilidade de aplicação da chamada ideologia de gênero”.
Os professores, pais, estudantes e gestores da rede de ensino pública e privada da cidade de Campinas, consideram que a proposta impossibilita o que o próprio vereador propõe: “preparar o aluno para o exercício da cidadania” e “apresentar as principais versões, teorias, opiniões e perspectivas concorrentes a respeito da matéria”.
Entendemos que o exercício da cidadania implica a formação integral dos alunos, a existência de uma escola que possibilite às crianças e aos jovens pensarem por eles mesmos. Não basta adquirir conhecimento, é preciso refletir sobre o meu lugar no mundo, a maneira como os sentidos desse mundo afetam cada um de nós e os que nos cercam.
Esperamos que os senhores vereadores vetem esse projeto em defesa da cidadania das crianças e dos jovens que frequentam nossas escolas.