"Exigimos Reforma e Modernização nas Estações de Trem de Itaquaquecetuba"

Para: Exmo. Sr. Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin

Abaixo-assinado para Reforma e Modernização das Estações de trem da CPTM: Engenheiro
Manoel Feio, Itaquaquecetuba e Aracaré.

Os cidadãos abaixo-assinados, brasileiros, residentes e domiciliados na Cidade de Itaquaquecetuba e Arredores - Zona Leste de São Paulo/SP, região do Alto Tietê, solicitam do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a administração municipal da nossa cidade, que sejam reformadas e modernizadas as estações de trens do nosso município, a fim de promover acessibilidade adequada às pessoas idosas, com crianças de colo, gestantes e portadores de necessidades especiais, obesos, pessoas carregando grandes volumes, etc., e conforto, em nome do bem-estar de todos os usuários.

*** Vereador Rolgaciano lança movimento “Exigimos reforma e modernização nas estações de Itaquaquecetuba” em ato público

Ciente das dificuldades encontradas pelos usuários do transporte coletivo da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o vereador e presidente do Podemos, em Itaquaquecetuba, Rolgaciano Fernandes de Almeida, lançou nesta sexta-feira (18 de agosto), o movimento “Exigimos reforma nas estações de Itaquaquecetuba”. O parlamentar que montou um ponto fixo para a coleta de assinaturas na estação Engenheiro Manoel Feio, contou com a contribuição de colaboradores e presença de autoridades no ato público.

A meta do parlamentar é colher 100 mil assinaturas para, em seguida, entregar o abaixo-assinado com as petições, nas mãos do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.
A ação visa chamar atenção para o movimento popular e reitera pedidos do vereador ao Governo do Estado.

“Não de hoje luto pela agilidade sobre as obras das estações da CPTM Itaquaquecetuba, Engenheiro Manoel Feio e Aracaré. Fizemos esse pedido ao governador em março de 2016 e reiteramos na visita dele à cidade, em fevereiro. Estivemos também na sede da estatal no início da tarde desta sexta-feira e não obtivemos um retorno positivo, com uma data prevista para o início das obras já anunciadas”, explicou.

A audiência com o Diretor de planejamento e projetos da CPTM, José Augusto Rodrigues Bissacot, em São Paulo, para saber o real motivo sobre o atraso nas obras contou com a presença do deputado estadual André do Prado e vereadores de Itaquaquecetuba. O Diretor de Planejamento e Projetos da CPTM, José Augusto Rodrigues Bissaco, porém, não sinalizou uma data prevista para que as obras sejam iniciadas.

“Nos unimos por uma causa justa, mas, infelizmente saímos de lá sem uma data definida, somente com uma previsão para 2018. Mas, não desistiremos, vamos fortalecer o movimento, trazer lideranças, buscar apoio de entidades e da sociedade civil, para intensificar o movimento.

A coleta de assinaturas para o abaixo-assinado começou nesta sexta-feira (18 de agosto), na estação Engenheiro Manoel Feio e deve se estender pelas outras estações de trem da cidade, além de pontos estratégicos com o objetivo de engrossar a petição.

“A reforma e modernização das estações de trem são essenciais para dar mais segurança e comodidade aos usuários do transporte. Podemos citar inúmeras dificuldades que vão desde a situação precária quanto a parte física e logística, por exemplo. Existem sérios problemas de acessibilidade. Idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida tem sofrido na pele essas mazelas. Cobraremos para que o governo estadual possa solicitar os recursos por parte da união. Sabemos que a crise tem afetado o país, no entanto, é preciso ter alternativas para que os passageiros não sofram descaso”, complementou o legislador.

“Sem seguir as normas de acessibilidade, as estações que estão em situação precária necessitam de intervenções como plataformas cobertas, escadas rolantes e todos os itens de acessibilidade, como elevadores, piso e rota táteis, comunicação em braille, corrimãos e rampas adequados, além de banheiros públicos comum e exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

“Diariamente cerca de 60 mil pessoas utilizam as três estações, sofrendo com a falta de rampas, elevadores e escadas rolantes. Para os usuários portadores de necessidades especiais, a situação é muito mais complicada. Desde 2013 existe a promessa de modernização e ampliação dessas estações, mas o projeto executivo ainda não saiu do papel”, disse.