Deck na Barra dos Pescadores não é crime mas cuidado!

Para: Ministério Público Federal, Ibama, SQA

O Pontal da Barra dos Pescadores antes de ser área de preservação permanente para o meio ambiente é há décadas o local de moradia e comércio de pescadores artesanais.

Esses além da pesca dependem para a sobrevivência da venda de seu peixe. Pequenos comércios de venda de pescadores, tanto in natura quando vendidos em forma de produtos para consumo no local não colocam em risco de forma alguma a fauna e a flora do local já que seguem as regras de pesca e comércio tanto federais quanto locais.

Nos últimos anos, o local sofre com medidas ambientais drásticas que não atendem toda a complexidade do local. Além da única estrada que interliga a comunidade aos serviços mais básicos oferecidos a qualquer cidadão de Pelotas ter tido a única proteção retirada colocando assim a comunidade em risco devido ao isolamento constante; principalmente falando de uma comunidade com um grande número de crianças e idosos; Tentam nesse momento retirar sem grande debate público uma pequena intervenção que beneficia a todos da comunidade.
O Deck de madeira ,obra feita para o público com recursos privados , sem edificação intrusiva ao meio como o concreto em uma área de gramínea já em estado de devastação, faz parte de um projeto que pretende inserir essa comunidade ao cuidado com o entorno e o meio em que vive.

Projeto que pretende além de conscientizar mobilizar a comunidade e os visitantes a cuidar de um espaço único e procurado por gerações de cidadãos de Pelotas para a pesca e o lazer. Mas que até pouco tempo atrás estava tranformada em uma área que além de deteriorada , usada como depósito de lixo.

Por isso, pedimos a todos os cidadãos de bom sensode Pelotas para que assine esse abaixo assinado pedindo para que o MP aguarde a avaliação da Secretaria de Qualidade Ambiental de Pelotas (SQA) antes de tomar qualquer medida intespetiva. Como a retirada do Deck já construído.

Queremos sim que o Pontal esteja protegido ambientalmente. Que as leis sejam cumpridas mas de forma coerente ao erro. Que as secretarias e ou a prefeitura respondam pelo falha de ter liberado uma pequena obra sem todas as devidas licenças. Mas que acima de tudo haja bom senso por se tratar de um local e obra que está longe de ser acusada de ter cometido crime ambiental.

Um Deck de madeira em uma área de pescadores, turística e já depredada se faz diferente do que a supressão de árvores nativas, de aterros em área de banhado entre outros.

Consciência ambiental sim! Mas em conjunto com as comunidades que vivem na área há décadas.