Reivindicação em regime de urgência a efetiva instalação e pleno funcionamento da POLICLÍNICA REGIONAL DE CANINDÉ.

Para: Governador do Estado do Ceará - Camilo Santana.

Os abaixo-assinados solicitam em regime de urgência do Governador do Estado do Ceará Camilo Santana, a inauguração e efetiva instalação e pleno funcionamento da POLICLÍNICA REGIONAL DE CANINDÉ.

Visto que as obras da Policlínica tiveram início em 26 de agosto de 2010, com prazo de 180 dias para conclusão e infelizmente fazem mais de 7 anos que a população aguarda com expectativa pela inauguração e seu pleno funcionamento deste importante aparelho a serviço da saúde pública dos municípios que compõem a 5ª Regional de Saúde de Canindé.

Ressaltamos que a população assistida pelo SUS do município de Canindé e demais municípios que compõem nossa região, sofrem nas filas de espera por consultas médicas e exames de alta e média complexidade que demoram até 6 meses e quando conseguem tem que se deslocarem em ônibus da Secretaria da Saúde saindo ás 3 horas da madrugada para clínicas e hospitais em Fortaleza. E muitas vezes tem que se sacrificarem e pagarem de seus próprios bolsos o procedimento, ou se arriscarem a verem suas doenças se agravarem, devido à demora.

Que a partir da inauguração e o pleno funcionamento da Policlínica, a população contará com assistência médica em 13 especialidades médicas, estima-se a realização de mais de 3.500 consultas por mês: oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, endocrinologia, angiologia e neurologia.

Outro fator importante é que os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico serão garantidos: radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria clínica, tomografia computadorizada, entre outras. Na infraestrutura o Governo aplicará quase R$ 3 milhões e na aquisição de equipamentos o investimento chega a R$ 3,3 milhões.

É importante ressaltar que para o funcionamento da Policlínica de Canindé serão oferecidos 61 empregos públicos para profissionais da área de saúde nas funções de ENFERMEIRO, FARMACÊUTICO, FISIOTERAPEUTA, FONOAUDIÓLOGO, MÉDICO, NUTRICIONISTA, PSICÓLOGO, TERAPEUTA OCUPACIONAL, TÉCNICO EM ENFERMAGEM, TÉCNICO DE FARMÁCIA, TÉCNICO EM GESSO, TÉCNICO DE LABORATÓRIO e TÉCNICO EM RADIOLOGIA.

Na certeza de contarmos com o elevado espírito de autoridade pública que tem vossa excelência aguardamos pelo atendimento da nossa reivindicação dentro da brevidade que o caso está a exigir.

Atenciosamente,
Responsável pela mobilização e coleta de assinaturas – Júlio Cézar Marques Ferreira Lima ( ALEMÃO ) – Presidente do Conselho Municipal de Saúde e Suplente de Deputado Estadual da Região do Sertão de Canindé.