Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

ADUFF autônoma, democrática e de luta: ontem, hoje e sempre

Para: Docentes da Universidade Federal Fluminense

ADUFF AUTÔNOMA, DEMOCRÁTICA E DE LUTA

Ontem, hoje e sempre

A Associação de Docentes da Universidade Federal Fluminense (ADUFF) completará 40 anos de existência em 2018. Inicialmente, constituiu-se como associação docente, quando o funcionalismo público não havia conquistado o direito de se organizar sindicalmente, o que aconteceu após a Constituição Federal de 1988. Ao longo dessas quatro décadas, graças às/aos suas/seus militantes, a ADUFF tornou-se importante meio de organização, mobilização e participação dos/das docentes na vida política da nossa universidade e do país.

A ADUFF-SSIND, seção sindical do ANDES-SN, esteve presente na luta pela redemocratização do país, na defesa da educação pública (luta pela LDB e pelo PNE da sociedade brasileira); na construção e valorização da carreira docente; no combate à privatização das riquezas nacionais, do patrimônio e dos serviços públicos; na manutenção dos direitos sociais e trabalhistas; na ampliação da democracia na UFF e nas demais instituições brasileiras.

A atuação da ADUFF foi sempre pautada pelos interesses do movimento docente e pela independência em relação às reitorias, governos e partidos políticos. No governo Collor, lutou contra a reforma administrativa, com seus cortes de despesas, privatizações, extinções de empresas públicas e demissão de servidores. Nos governos FHC, combateu o PDV, a Reforma da Previdência de 1998 (EC 20/1998) e a perda do anuênio e da licença prêmio. Nos governos Lula, resistiu à Reforma da Previdência de 2003, que impôs o fim da paridade entre ativos/as e aposentados/as e da integralidade na aposentadoria, a qual passou a ser taxada. Também enfrentou a distorção salarial introduzida a partir da criação da classe de Associado, que achatou aposentadorias e provocou um distanciamento abissal entre o piso e o teto da carreira. Nos governos Dilma, lutou contra a instituição da FUNPRESP e contra as novas regras que fazem com que os/as professores/as que ingressaram a partir de 2013 demorem mais tempo para chegar ao topo da carreira e tenham suas aposentadorias reduzidas: a estimativa é que recebam de aposentadoria o equivalente a 35% de seus salários. No governo golpista de Temer, combateu a Lei da Terceirização, a Reforma Trabalhista e a Reforma da Previdência. A militância da ADUFF participou ativamente da construção de importantes atos que contribuíram para que esta última fosse adiada.

Nós, que subscrevemos este manifesto, reivindicamos esse histórico de luta e independência do nosso sindicato. Somos docentes que participamos das lutas cotidianas da universidade, tendo nos somado a elas em diferentes momentos de acordo com nossa entrada na UFF. Não renunciamos às nossas posições e propostas em troca de cargos em reitorias e governos. Mantivemos nossa autonomia frente a todos os governos, reitorias e partidos. Não ajudamos a fundar nem fazemos aliança com aqueles/as que criaram o PROIFES, sindicato pelego e por anos governista, que assinou acordos os quais comprometem seriamente os direitos das/os docentes. Sempre defendemos a expansão da universidade pública e a ampliação do seu acesso, porém sem negligenciar a defesa da qualidade e da garantia da estrutura necessárias para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, o aumento proporcional do número de concursos para técnicos e docentes e o devido investimento na assistência estudantil, como formas de efetivamente garantir a permanência de estudantes nas instituições públicas de ensino superior.

Repudiamos a privatização da universidade, seja através da cobrança de cursos, seja com a transferência da gestão do HUAP para uma empresa privada (EBSERH) ou da cessão do morro do Gragoatá para empreiteiras de forma autoritária, sem a devida consulta à comunidade acadêmica ou respeito às instâncias democráticas da universidade. Lutamos pela melhoria da nossa carreira e por uma universidade mais democrática. Estivemos na linha de frente do combate ao conservadorismo, aos ataques à democracia e às propostas do “Escola sem Partido”. Estivemos ao lado de estudantes, servidores/as públicos/as, trabalhadores/as da iniciativa privada e demais movimentos populares em defesa dos direitos e contra os ataques do governo golpista de Temer. Ajudamos a construir a greve geral do dia 28 de abril, o Ocupa Brasília e outros momentos da luta unitária, sem recuar. Desde o princípio, fizemos parte do coro das milhares de vozes pelo Fora Temer e suas reformas da previdência e trabalhista.

Realizamos greves em defesa da valorização da carreira docente, de recursos públicos para a educação pública e da manutenção da universidade pública, gratuita e de qualidade. Apostamos na mobilização cotidiana e na participação permanente em atos, panfletagens, ocupações e inúmeras outras formas de luta. Foi por conta dessa nossa resistência que impedimos a aceleração da implementação das diretrizes do projeto neoliberal de educação pautado pelo Consenso de Washington e pelo Tratado de Bolonha que impõem, entre outros retrocessos, a certificação em larga escala e o aligeiramento da formação acadêmica. Não temos dúvida que se não fossem estas lutas e mobilização, vinculadas a um sindicato nacional, a UFF e as universidades públicas brasileiras já estariam na mesma situação de universidades de Portugal, Espanha e de outros países da Europa e da América Latina, nas quais os professores não são mais efetivos e as/os estudantes pagam mensalidade.

Ao longo desses anos, logramos vitórias importantes e sofremos derrotas, mas reconhecemos, na organização coletiva e no sindicato, instrumentos fundamentais para fazermos avançar os direitos sociais e reduzir as enormes disparidades que marcam nosso país. Sabemos que há muitas diferenças ideológicas entre nossa categoria, por isto, nosso sindicato preza a organização pela base, com decisões tomadas em assembleias presenciais e, agora, por iniciativa da atual diretoria da ADUFF, com assembleias descentralizadas, para ampliar ainda mais a participação dos/as docentes. Acreditamos que o debate de ideias é o que pode melhorar e fazer avançar o movimento docente, fortalecer a mobilização e a atuação do sindicato: somos contrários às decisões tomadas “online” que camuflam os reais projetos de universidade em disputa.

Neste momento, em que enfrentamos o projeto de financiamento privado da educação pública do Banco Mundial e do governo golpista de Temer, reivindicamos a defesa do ANDES-SN e de sua concepção sindical. Consideramos positivo que docentes que não participaram dessas inúmeras lutas nas últimas décadas se sindicalizem e passem a construir o movimento docente conosco. A oposição e a pluralidade de ideias são sempre bem-vindas e reforçam nossa luta e a democracia em nosso sindicato. Contudo, os debates sobre a sucessão na ADUFF-SSIND e no ANDES- SN indicam que enfrentaremos, nestas eleições, interesses eleitorais internos e externos à UFF absolutamente contrários à concepção sindical e ao projeto para a universidade brasileira construídos pelo movimento docente ao longo destes 40 anos de luta. Identificamos, na defesa destes interesses eleitorais, os segmentos que nos últimos 13 anos priorizaram a construção de governos e reitorias e estiveram distantes das lutas docentes, das greves, atos e mobilizações, cujos objetivos são atrelar e transformar nossa entidade e o ANDES-SN em mais um “braço” do empresariamento e do estímulo ao empreendedorismo na universidade pública e escolher contra qual ataque lutar em função de quem estiver no governo ou na reitoria.

Nós, que reivindicamos e apoiamos a atual direção da ADUFF, que compomos distintas gerações de professores/as da UFF, estamos onde sempre estivemos: ao lado das lutas contra a retirada de direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras e contra o sucateamento da universidade pública e gratuita e em defesa de um sindicato autônomo, que, de fato, lute pela democracia e não fique à mercê de governos ou de reitorias de plantão.

Por estas razões, nos somamos a todas e todos os/as docentes dispostos/as a enfrentar a Reforma da Previdência; a MP 805, que congela nossos salários e aumenta a contribuição previdenciária para 14%; o Plano de Demissão Voluntária dos Servidores; o corte brutal do orçamento para a educação e as políticas de Ciência & Tecnologia e a tentativa de desmonte da universidade pública. Igualmente, estamos com aquelas/es que lutam contra o retrocesso de nossa ainda frágil e insuficiente democracia, que nos primeiros meses de 2018 mostrou sua face mais visível nos ataques à autonomia universitária e à liberdade de cátedra, na intervenção federal no Rio de Janeiro e na execução da vereadora Marielle Franco.

Vamos percorrer a Universidade Federal Fluminense contra os ataques à democracia e aos direitos sociais, em defesa dos/as docentes e da universidade pública, laica, gratuita, de qualidade e de um sindicato AUTÔNOMO E INDEPENDENTE DE REITORIAS, DE GOVERNOS E DE PARTIDOS.

ASSINAM:

Adílio Jorge Marques (Inst. do Noroeste Flum. de Ed. Sup, Sto Antônio de Pádua) 
Adilson Cabral (Inst. de Arte e Com. Social, Niterói) 
Adriana Eiko Matsumoto (Inst. de Ciências Hum. e Sociais, Volta Redonda) 
Adriana Penna (Inst. do Noroeste Flum. de Ed. Sup, Sto Antônio de Pádua) 
Adriana Ramos (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Adrianyce A. Silva de Sousa (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Agatha Justen Gonçalves Ribeiro (Fac. de Adm. e Ciências Contábeis, Niterói) 
Aida Marques (Inst. de Arte e Com. Social, Niterói) 
Alejandra Luísa Magalhães Estevez (Inst. de Ciências Hum. e Sociais, Volta Redonda)
Alessandra Daflon (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Alexandre Bárbara Soares (Inst. de Ciências Hum. e Sociais, Volta Redonda) 
Aluisio Gomes Silva Junior (Inst. de Saúde Coletiva, Niterói) 
Amélia Cristina Bezerra (Fac. de Educação, Niterói) 
Ana Claudia Cruz da Silva (Inst. de Ciências Hum. e Filosofia, Niterói) 
Ana Claudia Lima Monteiro (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Ana Cristina Oliveira de Oliveira (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Ana Cristina Troncoso (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Ana Isabel Spínola (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Ana Lívia Adriano (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Ana Lole (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Ana Maria Lana Ramos (Fac. de Adm. e Ciências Contábeis, Niterói) 
Ana Motta (Inst. de Ciências Hum. e Filosofia, Niterói) 
Ana Paola Frare (Inst. de Ciências Hum. e Sociais, Volta Redonda) 
Ana Paula Mauriel (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Ana Paula Todaro (Inst. de Ciências Hum. e Sociais, Volta Redonda) 
André Antunes Martins (Fac. de Educação, Niterói) 
André Guimarães (Fac. de Economia, Niterói) 
André Luiz gomes da Silva (Inst. do Noroeste Flum. de Ed. Sup, Sto Antônio de Pádua) 
André Rodrigues (Inst. de Educação, Angra dos Reis) 
Andréa Araujo do Vale (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Andréa Relva da Fonte G. Endlich (COLUNI, Niterói) 
Anelize Teresinha da Silva Araújo (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Angela de Carvalho Siqueira (Fac. de Educação, Niterói) 
Ângela Rabello Maciel de Barros Tamberlini (Fac. de Educação, Niterói) 
Anna Cecília Faro Bonan (Inst. de Ciências Hum. e Sociais, Volta Redonda) 
Antoniana Dias Defilippo Bigogno (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Antonio Espósito (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Antonio Moreno (Inst. de Arte e Com. Social, Niterói) 
Arley José Silveira da Costa (Inst. de Ciências Hum. e Sociais, Volta Redonda) 
Armando Cypriano Pires (Inst. de Saúde Coletiva, Niterói) 
Artur Valente de Andrade (COLUNI, Niterói) 
Áurea Cristina Santos Dias (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Aurélio Pitanga Vianna (Inst. de Educação Física, Niterói) 
Bernadete Mourão (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Bianca Aires Imbiriba Di Maio Bonente (Fac. de Economia, Niterói) 
Bianca Novaes de Mello (Inst. de Ciências Hum. e Sociais, Volta Redonda) 
Bruno Félix Patricio (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Bruno Ferreira Teixeira (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Bruno Lessa (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Caio Nogueira (Esc. de Arquitetura e Urbanismo, Niterói) 
Carla Appollinario de Castro (Inst. de Ciências Hum. e Sociais, Volta Redonda) 
Carlos Alberto Ribeiro Costa (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Carlos Augusto Aguilar Júnior (COLUNI, Niterói) 
Carlos Eduardo Cunha Martins Silva (Inst. de Ciências Hum. e Sociais, Volta Redonda)
Carlos Henrique Aguiar Serra (Inst. de Ciências Hum. e Filosofia, Niterói) 
Carlos Miléo (Inst. de Geociências, Niterói) 
Carlos Savio Gomes Teixeira (Inst. de Ciências Hum. e Filosofia, Niterói) 
Carlos Walter Porto-Gonçalves (Inst. de Geociências, Niterói) 
Carmem Lucia Pessanha Lozza (Fac. de Educação, Niterói) 
Catharina Marinho Meirelles (Inst. de Ciências Hum. e Sociais, Volta Redonda) 
Cecília Aldiguieri Goulart (Fac. de Educação, Niterói) 
Cecilia Coimbra (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Ceila Maria Ferreira (Inst. de Letras, Niterói) 
Charleston José de Sousa Assis (COLUNI, Niterói) 
Chuno Mesquita (Inst. de Educação Física, Niterói) 
Clarice da Costa Carvalho (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Claudia Abbes Baeta Neves (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Claudia March Frota de Souza (Inst. de Saúde Coletiva, Niterói) 
Claudia Maria Alves de Souza (Fac. de Educação, Niterói) 
Cláudia Osorio (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Cláudia Vianna de Melo (COLUNI, Niterói) 
Claudio Fernandes da Costa (Inst. de Educação, Angra dos Reis) 
Claudio Roberto Marques Gurgel (Fac. de Adm. e Ciências Contábeis, Niterói) 
Clélia Pinto Coelho (Inst. de Ciências da Soc. e Desenv. Regional, Campos dos Goytacazes) 
Cristina Maria Brites (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Cristina Mendonça (Fac. de Nutrição, Niterói) 
Cristina Nacif (Esc. de Arquitetura e Urbanismo, Niterói) 
Cristina Rauter (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Cristine Monteiro Mattar (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Daniel Arruda Nascimento (Inst. de Ciências da Sociedade, Macaé) 
Daniel Nascimento (Inst. de Ciências da Sociedade, Macaé) 
Deise Nunes (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Demian Bezerra de Melo (Inst. de Educação, Angra dos Reis) 
Diego Chabalgiry (Inst. do Noroeste Flum. de Ed. Sup, Sto Antônio de Pádua) 
Dinah Vasconcellos Terra (Inst. de Educação Física, Niterói) 
Dora Henrique da Costa (Fac. de Educação, Niterói) 
Douglas Guimarães Leite (Fac. de Direito, Niterói) 
Douglas Ribeiro Barboza (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Eblin Farage (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Edmundo de Drummond Alves Júnior (Inst. de Educação Física, Niterói) 
Edson Alvisi Neves (Fac. de Direito, Niterói) 
Edson Benigno da Motta Barros (Inst. de Geociências, Niterói) 
Edson Teixeira da Silva Junior (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Egídio Romário Cardoso (Inst. de Educação Física, Niterói) 
Eliana Sbardelini Perrone (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Eliane Arenas Mora (Fac. de Educação, Niterói) 
Eliane Martins de Souza Guimarães (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Elis de Araújo Miranda (Inst. de Ciências da Soc. e Desenv. Regional, Campos dos Goytacazes) 
Elizabeth Carla Vasconcelos Barbosa (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Elizandra Garcia (Inst. de Educação Física, Niterói) 
Elton Matsushima (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Elza Dely Veloso Macedo (Fac. de Educação, Niterói) 
Emerson de Carvalho Guimarães (COLUNI, Niterói) 
Enilce de Oliveira Fonseca Sally (Fac. de Nutrição, Niterói) 
Érica Terezinha Vieira de Almeida (Inst. de Ciências da Soc. e Desenv. Regional, Campos dos Goytacazes) 
Erika Bastos Arantes (Inst. de Ciências da Soc. e Desenv. Regional, Campos dos Goytacazes) 
Eunice Schilling Trein (Fac. de Educação, Niterói) 
Fabián Rodrigo Magioli Nunez (Inst. de Arte e Com. Social, Niterói) 
Fabiano Tonaco Borges (Inst. de Saúde Coletiva, Niterói) 
Fábio do Nascimento Simas (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Felipe Mello da Silva Brito (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Fernanda Sánchez (Esc. de Arquitetura e Urbanismo, Niterói) 
Fernando de Oliveira Vieira (Fac. de Adm. e Ciências Contábeis, Niterói) 
Fernando Morais da Costa (Inst. de Arte e Com. Social, Niterói) 
Flavia Helena Miranda de Araújo Freire (Inst. de Ciências Hum. e Sociais, Volta Redonda) 
Francine Helfreich (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Francisco de Assis Palharini (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Francisco Leonel F. Fernandes (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Gerônimo Leitão (Esc. de Arquitetura e Urbanismo, Niterói) 
Giovanni Semeraro (Fac. de Educação, Niterói) 
Gisele Gouvea (Inst. de Saúde, Nova Friburgo) 
Glauco Bienestein (Esc. de Arquitetura e Urbanismo, Niterói) 
Guilherme Nery Atem (Inst. de Arte e Com. Social, Niterói) 
Gustavo Cruz Ferraz (Inst. de Ciências Hum. e Sociais, Volta Redonda) 
Gustavo França Gomes (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Hadija Chalupe da Silva (Inst. de Arte e Com. Social, Niterói) 
Haidee de Caez Pedroso Rodrigues (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Hayda Josiane (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Helder P. Muniz (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Hugo Figueira de Souza Corrêa (Fac. de Economia, Niterói) 
Ionara dos Santos Fernandes (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Isabel Leite Cafezeiro (Inst. de Com-ão, Niterói) 
Isabella Vitoria Castilho Pimentel Pedroso (COLUNI, Niterói) 
Isaque M Silva Moura (COLUNI, Niterói) 
Ivan Ducatti (Inst. do Noroeste Flum. de Ed. Sup, Sto Antônio de Pádua) 
Jacira Maria Machado de Oliveira (COLUNI, Niterói) 
Jacqueline Aline Botelho Lima Barboza (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Jacqueline Ventura (Fac. de Educação, Niterói) 
Jaime Baron (Fac. de Adm. e Ciências Contábeis, Niterói) 
Jairo Paes Selles (Fac. de Educação, Niterói) 
Javier Blank (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Jefferson da Silveira Martins (Inst. de Geociências, Niterói) 
Joana Darc Fernandes Ferraz (Inst. de Ciências Hum. e Filosofia, Niterói) 
João Claudino Tavares (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
João Leonardo Gomes Medeiros (Fac. de Economia, Niterói) 
Jonas Lírio Gurgel (Inst. de Educação Física, Niterói) 
José Antônio e Souza (Inst. de Física, Niterói) 
José Antônio Miranda Sepúlveda (Fac. de Educação, Niterói) 
José Henrique Carneiro de Araújo (Inst. de Com-ão, Niterói) 
José Luiz Alcantara Filho (Inst. de Ciências Hum. e Sociais, Volta Redonda) 
José Novaes (Inst. de Psicologia, Niterói) 
José Rodrigues (Fac. de Educação, Niterói) 
Juan Retana (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Juarez Torres Duayer (Esc. de Arquitetura e Urbanismo, Niterói) 
Juliana de Oliveira Borges (COLUNI, Niterói) 
Julio Carlos Figueiredo (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Karine Bloomfield Fernandes (COLUNI, Niterói) 
Kate Lane Paiva (COLUNI, Niterói) 
Kátia Aguiar (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Kátia Iris Marro (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Katia Maria P. G. de Oliveira (Inst. de Química, Niterói) 
Kátia Regina de Souza Lima (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Kenia Aparecida Miranda (Fac. de Educação, Niterói) 
Laura Elza (Esc. de Arquitetura e Urbanismo, Niterói) 
Lea de Lourdes Calvao da Silva (Fac. de Educação, Niterói) 
Leandro Machado Rocha (Fac. de Farmácia, Niterói) 
Leandro Ramos Teófilo (COLUNI, Niterói) 
Lenise Arneiro Teixeira (Fac. de Farmácia, Niterói) 
Lérida Povoleri (Fac. de Economia, Niterói) 
Letícia Barros Palma da Rosa (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Lídia Soares (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Lilian Koifman (Inst. de Saúde Coletiva, Niterói) 
Louise Land Bittencourt Lomardo (Esc. de Arquitetura e Urbanismo, Niterói) 
Lucia Cardoso Mourão (Inst. de Saúde Coletiva, Niterói) 
Lúcia Cavalieri (Fac. de Educação, Niterói) 
Lucia Maria Pereira Bravo (Inst. de Arte e Com. Social, Niterói) 
Lucia Rosa de Carvalho (Fac. de Nutrição, Niterói) 
Luciana Requião (Inst. de Educação, Angra dos Reis) 
Luciana Santos Collier (COLUNI, Niterói) 
Luís Henrique Abegão (Inst. de Ciências Hum. e Sociais, Volta Redonda) 
Luiz Carlos Soares (Inst. de História, Niterói) 
Luiz Davi Mazzei (COLUNI, Niterói) 
Luiz Marcos de Lima Jorge (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Luiz Renato Bitencourt (Esc. de Arquitetura e Urbanismo, Niterói) 
Luiza Rodrigues de Oliveira (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Manoela Pedrozo (Inst. de História, Niterói) 
Marcela Dutra de Oliveira Soalheiro Cruz (Inst. de Arte e Com. Social, Niterói) 
Marcela Soares Silva (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Marcelo Badaro (Inst. de História, Niterói) 
Marcelo Dias Carcanholo (Fac. de Economia, Niterói) 
Marcelo Ferreira (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Marcelo Parada (Escola de Engenharia, Niterói) 
Marcelo Santana Ferreira (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Marcia Guimarães (Inst. de Saúde Coletiva, Niterói) 
Márcia Moraes (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Márcio José Melo Malta (Inst. de Ciências da Soc. e Desenv. Regional, Campos dos Goytacazes) 
Marco Antonio Monteiro Silva Ramos (Inst. de Com-ão, Niterói) 
Marcos Barreto (Fac. de Educação, Niterói) 
Maria Cecília Castro (COLUNI, Niterói) 
Maria Cristina Moreira (Inst. de Educação Física, Niterói) 
Maria das Graças Medeiros (Fac. de Nutrição, Niterói) 
Maria das Graças Osorio Pitombeira (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Maria Inês do Rego Monteiro Bomfim (Fac. de Educação, Niterói) 
Maria Lídia Arraes Alencar (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Maria Lídia Souza da Silveira (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Maria Raimunda Penha Soares (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Mariana Paladino (Fac. de Educação, Niterói) 
Mariland Accurso da Silva Motta (COLUNI, Niterói) 
Marina Cavalcanti Tedesco (Inst. de Arte e Com. Social, Niterói) 
Marinalva Silva Oliveira (Inst. de Ciências Hum. e Sociais, Volta Redonda) 
Mario Duayer (Fac. de Economia, Niterói) 
Mário Jorge da Motta Bastos (Inst. de História, Niterói) 
Martha Lenora Copollilo (Inst. de Educação Física, Niterói) 
Mary Suely Barradas (Inst. de Ciências Hum. e Sociais, Volta Redonda) 
Matheus Thomaz da Silva (Inst. de Ciências da Soc. e Desenv. Regional, Campos dos Goytacazes) 
Maudeth Py Braga (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Mauricio Bragança (Inst. de Arte e Com. Social, Niterói) 
Maurício Vieira Martins (Inst. de Ciências Hum. e Filosofia, Niterói) 
Milena Carlos de Lacerda (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Miriam Fátima Reis (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Nancy Lamenza Sholl da Silva (Inst. de Ciências Hum. e Sociais, Volta Redonda) 
Natália Coelho de Oliveira (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Nazira Correia Camely (Fac. de Economia, Niterói) 
Nelson Teixeira de Carvalho (Inst. de Educação Física, Niterói) 
Otton Teixeira da Silveira Filho (Inst. de Com-ão, Niterói) 
Pablo de Vargas Guimarães (Inst. do Noroeste Flum. de Ed. Sup, Sto Antônio de Pádua) 
Paula Kapp Amorim (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Paula Martins Sirelli (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Paulo Antônio Cresciulo de Almeida (Inst. de Educação Física, Niterói) 
Paulo Henrique Furtado de Araújo (Fac. de Economia, Niterói) 
Paulo Roberto Alves dos Santos (Inst. de Geociências, Niterói) 
Paulo Terra (Inst. de História, Niterói) 
Percival Tavares da Silva (Fac. de Educação, Niterói) 
Poliane Gaspar Cerqueira (COLUNI, Niterói) 
Priscila Keiko Cossual Sakurada (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Priscila Pires Alves (Inst. de Ciências Hum. e Sociais, Volta Redonda) 
Priscila Starosky (Inst. de Saúde, Nova Friburgo) 
Rachel Soihet (Inst. de História, Niterói) 
Rafael Vieira (Inst. de Educação, Angra dos Reis) 
Raldo Bonifácio Costa Filho (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Ramiro Dulcich (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Ranieri Carli de Oliveira (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Ranieri Carvalho Camuzi (Fac. de Farmácia, Niterói) 
Regina Bienenstein (Esc. de Arquitetura e Urbanismo, Niterói) 
Regina Célia Paula Leal Toledo (Inst. de Com-ão, Niterói) 
Reginaldo Costa (Fac. de Educação, Niterói) 
Reginaldo Demarque (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras)
Régis Arguelles (Fac. de Educação, Niterói) 
Renata A P Monteiro (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Renata Bacelar Mello (Inst. do Noroeste Flum. de Ed. Sup, Sto Antônio de Pádua) 
Renata Cardoso (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Renata Costa-Moura (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Renata Freitas (Inst. de Matemática e Estatística, Niterói) 
Renata Schittino (Inst. de História, Niterói) 
Renata Vereza (Inst. de História, Niterói) 
Renato Sampaio Lima (Inst. de Saúde, Nova Friburgo) 
Ricardo de Sá (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Ricardo Pena (Inst. de Ciências Hum. e Sociais, Volta Redonda) 
Ricardo Sparapan Pena (Inst. de Ciências Hum. e Sociais, Volta Redonda) 
Roberto de La Santa (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Roberto Preu (Inst. de Ciências Hum. e Sociais, Volta Redonda) 
Robson Roberto da Silva (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Rodrigo Cazes da Costa (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Rodrigo Delpupo Monfardini (Inst. de Ciências da Soc. e Desenv. Regional, Campos dos Goytacazes) 
Rodrigo Lima (Inst. de Educação, Angra dos Reis) 
Rodrigo Silva Lima (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Rodrigo Teixeira (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Romulo Rios Rosa (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras)
Ronaldo Rosas Reis (Fac. de Educação, Niterói) 
Rosa Malena de Carvalho (Inst. de Educação Física, Niterói) 
Rosilda Benácchio (Inst. de Educação, Angra dos Reis) 
Ruy Moreira (Inst. de Geociências, Niterói) 
Sandra Lucia Rebel Gomes (Inst. de Arte e Com. Social, Niterói) 
Sandra Regina Vaz da Silva (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Selma Alves Dios (Fac. de Adm. e Ciências Contábeis, Niterói) 
Selma Rodrígues de Castilho (Fac. de Farmácia, Niterói) 
Sérgio Aboud (Inst. de Educação Física, Niterói) 
Sidênia Alves Sidrião de Alencar Mendes (Escola de Enfermagem, Niterói) 
Sidnei Clemente Peres (Inst. de Ciências Hum. e Filosofia, Niterói) 
Silvana Mendes Lima (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Silvia H Tedesco (Inst. de Psicologia, Niterói) 
Simone dos Santos Barreto (Inst. de Saúde, Nova Friburgo) 
Sonia Lucio Rodrigues de Lima (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Sonia Maria Rummert (Fac. de Educação, Niterói) 
Sonia Maria Taddei Ferraz (Esc. de Arquitetura e Urbanismo, Niterói) 
Sonia Regina Rebel Araújo (Inst. de História, Niterói) 
Suenya Santos da Cruz (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Susana Maria Maia (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Taiguara Libano Soares e Souza (Inst. de Ciências Hum. e Sociais, Volta Redonda) 
Tarcilla Oliveira Aguiar (Fac. de Educação, Niterói) 
Tathiana Meyre da Silva Gomes (Esc. de Serviço Social, Niterói) 
Tatiana Bagetti (Inst. de Saúde, Nova Friburgo) 
Tatiana Poggi (Inst. de História, Niterói) 
Thamara Santos de Castro Goulart (COLUNI, Niterói) 
Thiago Constancio Ribeiro (Inst. de Ciências Hum. e Sociais, Volta Redonda) 
Valdelucia Alves da Costa (Fac. de Educação, Niterói) 
Valdiney da Costa Lobo (COLUNI, Niterói) 
Valéria Salgueiro (Esc. de Arquitetura e Urbanismo, Niterói) 
Vanessa Massoni da Rocha (Inst. de Letras, Niterói) 
Vânia Noeli Ferreira de Assunção (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Verônica Fernandez (Inst. de Saúde Coletiva, Niterói) 
Victor Leandro Chaves Gomes (Inst. de Estudos Estratégicos, Niterói) 
Victor Leonardo Figueiredo Carvalho de Araujo (Fac. de Economia, Niterói) 
Virgínia Fontes (Inst. de História, Niterói) 
Virgínia Januário (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Waldyr Lins de Castro (Inst. de Educação Física, Niterói) 
Wanderson Fabio de Melo (Inst. de Hum. e Saúde, Rio das Ostras) 
Wanise Cabral Silva (Fac. de Direito, Niterói) 
Werther Holzer (Esc. de Arquitetura e Urbanismo, Niterói) 
Wilma Lúcia Rodrigues Pessôa (Inst. de Ciências Hum. e Filosofia, Niterói) 
Zoia Ribeiro Prestes (Fac. de Educação, Niterói)



Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
16 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar