MOVIMENTO CONTRA O MODELO DE ALTERAÇÕES PROPOSTO PELA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO

Para: Confederação Brasileira de Atletismo

Em 20 de Junho de 2018, será realizada Assembleia Extraordinária da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), onde serão votadas várias alterações estatutárias, propostas pela sua diretoria, sem nenhum debate com a comunidade do Atletismo Brasileiro.

O(A)s Atletas, Técnico(a)s, Dirigentes e Simpatizantes da modalidade que assinam esta lista online se posicionam contrários a essas alterações, pelas razões abaixo expostas. São elas:

No Art. 31º §1° alínea iii, a proposta é limitar a participação como representantes dos atletas apenas para aqueles que integraram seleções brasileiras. SOMOS CONTRÁRIOS À PROPOSTA, pois essa medida desconsidera princípios democráticos mínimos, como a ampla participação de representações das pessoas que compõem o Atletismo Nacional, extirpando a possibilidade de milhares de atletas participarem do pleito.

No Art. 31º §2°, a proposta é dar peso 3 ao voto das Federações, peso 2 ao voto das demais pessoas jurídicas e peso 1 aos representantes dos atletas. SOMOS CONTRÁRIOS À PROPOSTA Como na alteração estatutária são previstos 15 representantes de atletas, 9 de clubes, 2 de técnicos, 2 de árbitros, além do representante brasileiro na IAAF e as 27 federações, a Assembleia passará a ter 110 votos, com os atletas tendo menos de 14% do colégio eleitoral.

Além disso, exigimos que a distribuição dos votos do colégio eleitoral acompanhe a proposta de Alteração da Lei Pelé, que limita o percentual de votos de uma determinada categoria representada no colégio eleitoral a um mínimo de 10% e um máximo de 40%, de modo a possibilitar uma real democratização nos processos decisórios da CBAt. Essas alterações que estamos criticando vão na contramão do que determina a Portaria 115 do Ministério do Esporte, cuja finalidade é a democratização na gestão.

Acreditamos que a CBAt deve seguir os passos do COB que alterou seu estatuto dando o mesmo peso a todos os integrantes da assembleia geral, sejam eles presidentes de confederações ou representantes dos atletas Esperamos que, de posse desse documento que materializa o anseio da comunidade do Atletismo Nacional, a CBAt reconsidere seus posicionamentos, a fim de aperfeiçoar seus mecanismos decisórios.