Pela aprovação imediata do PL 570/2016 que autoriza a implementação de bolsas permanência para estudantes da FATEC e ETEC

Para: Deputados da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

Desde sua fundação, a prioridade do Diretório Central dos Estudantes da FATEC foi a aprovação da primeira política de permanência estudantil na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, as bolsas permanência!

A FATEC é hoje a única faculdade pública do país que não possui nenhum tipo de política de permanência estudantil, mesmo sendo a instituição pública de ensino superior que mais agrega estudantes oriundos de escolas públicas e com renda média/baixa e dessa forma alcançando índices de evasão de 50% à 60%.

Apesar da verba para as bolsas terem sido aprovadas no orçamento do Estado de São Paulo por 3 anos consecutivos, o ex-governador, Geraldo Alckmin (PSDB) contingenciou a verba e ignorou o número de evasão estudantil, preferindo arcar com o prejuízo de sustentar salas com a capacidade para 40 estudantes, atendendo menos de 50% desse número.

O novo Governador do Estado de São Paulo, Márcio França (PSB) escutou o apelo do DCE FATEC e está convicto que essa política deve ser implementada para iniciarmos nossa luta contra evasão, mas a bancada do PSDB, motivada pela disputa eleitoral está barrando a aprovação do Projeto de Lei 570/2016 de autoria do Deputado Roberto Engler (PSB), que autoriza ao governo a implantação e regulamentação de 1000 bolsas para estudantes da FATEC e 3000 bolsas para estudantes da ETEC.

Infelizmente o projeto das bolsas permanência para FATECs e ETECs continua travado na ALESP pela bancada do PSDB, que tem a cara de pau de admitir que o impedimento é motivado por meras birras políticas entre os tucanos e o deputado responsável pelo projeto, que se desfilou do partido tucano recentemente.

O partido do Geraldo Alckmin, que durante anos negligenciou os altos índices de evasão na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, mascarando os números para utilizar a expansão do Centro Paula Souza como propaganda eleitoral, continua agindo de maneira irresponsável com o futuro do nosso estado e da nossa juventude.

O Deputado Marco Vinholi, que se intitula defensor dos estudantes, não oferece nenhuma solução e mantém nosso projeto travado, ignorando nossa mobilização e toda nossa luta.

Continuaremos com nossa mobilização nas redes, nas salas de aula, na ALESP e aonde mais for preciso até q PL 570/2016 seja aprovado!

#TudoOUNada #NenhumFatecanoAmenos #NenhumaFatecanaAmenos #LiberaVinholi