Mudança de nome da Av. General Milton Tavares de Souza para Av. Professor Nelson Pereira dos Santos

Para: Câmara Municipal de Niterói

Nós, cidadãos abaixo-assinados, pedimos à Câmara Municipal de Niterói a mudança de nome de Avenida General Milton Tavares de Souza para Professor Nelson Pereira dos Santos, falecido em abril deste ano. Além de suas notáveis contribuições ao cinema nacional, foi o criador do curso de Cinema e Vídeo da UFF e do Cine Arte UFF, tendo desempenhado papel fundamental na fundação do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS-UFF) há 50 anos, onde era professor emérito.

Recentemente, a análise de documentos da Agência Central de Inteligência Americana (CIA) corroborou a conclusão da Comissão Nacional da Verdade, que estabelece o envolvimento direto do General Milton Tavares de Souza na execução de pelo menos 104 pessoas durante o governo do Presidente Emílio Garrastazu Médici.

A mudança do nome deste logradouro para Avenida Professor Nelson Pereira dos Santos, é uma bela e justa homenagem a este que foi um dos precursores do cinema novo e um dos mais importantes cineastas do país, estabelecendo um vínculo importante entre o município de Niterói e a Universidade Federal Fluminense.