Bibliotecas Escolares para Todos

Para: Para a Sociedade Civil, Gestores Públicos Estaduais e Municipais do Estado de São Paulo,

O Conselho Regional de Biblioteconomia - 8ª Região (CRB-8), entidade responsável pelo registro profissional e a fiscalização do exercício da profissão, tem realizado eventos em prol dos profissionais, livros, bibliotecas e sociedade civil, além de atuar em questões diretamente relacionadas às políticas públicas dessas áreas.

Dentre as políticas públicas para o qual se têm buscado sensibilizar a população, os profissionais e as instituições – públicas e/ou privadas, está a Lei 12.244/2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País.

Pensando em ampliar o olhar sobre a Biblioteca Escolar e buscar novos espaços de debate o CRB-8 vem por meio deste abaixo-assinado conclamar a sociedade e os setores público e privado sobre a necessidade de ampliação das discussões sobre as bibliotecas escolares, assim como a criação de sistemas e redes de bibliotecas escolares em instituições públicas no âmbito municipal e estadual e particulares com a devida contratação do Profissional Bibliotecário.

Os motivos para requerer tal pauta está assentado nos seguintes aspectos:

a) a atuação do Bibliotecário em Bibliotecas Escolares que está amparada pela Lei 4.084/62 que "dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula seu exercício";

b) a existência da Biblioteca em estabelecimentos escolares é respaldada pela Lei 12.244/10;

c) a Biblioteca Escolar é um ambiente significativo de ações culturais, de leitura e de práticas informacionais por meio de um acervo diversificado e do uso das tecnologias da informação;

d) a Biblioteca Escolar é também um dos ambientes que por meio do Bibliotecário e dos professores, fomenta nos alunos a melhoria nos hábitos de leitura e pesquisa escolar, por meio do desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes no âmbito do letramento e da competência informacional.

Contamos com a colaboração de todos.

Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região

Bibliotecas Escolares para Todos, para Para a Sociedade Civil, Gestores Públicos Estaduais e Municipais do Estado de São Paulo, foi criado por: Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região.
1.406 Pessoas