PROCESSO DE REGISTRO DAS MATRIZES DO FORRÓ

Para: IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

NÓS ABAIXO-ASSINADOS, DEFENSORES DA CULTURAL DO FORRÓ PÉ-DE-SERRA, REIVINDICAMOS O REGISTRO DAS MATRIZES DO FORRÓ COMO PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DA BAHIA E DO BRASIL.

1. Considerando a importância das referências culturais relacionadas à nossa musicalidade, especificamente as matrizes tradicionais do forró (baião, xote, xaxado, rojão, xamego, balanço, miudinho, forró-samba e quadrilha/arrastapé) para construção da identidade nordestina e nacional, especialmente no tocante aos seus gêneros, ritmos e modos de dança, transmitidos por várias gerações desde o início do século XX;

2. Considerando a importância das referências culturais relacionadas à nossa musicalidade características do forró para os músicos, compositores e demais interessados,

3. Considerando as citadas referências culturais como modos de fazer enraizados no cotidiano do povo nordestino e de várias comunidades espalhadas pelo Brasil, que tem o forró como marca de uma vivência coletiva do trabalho;

4. Considerando a atual situação sócio-econômica de alguns desses profissionais: compositores, intérpretes, sanfoneiros, pandeiristas, trianguleiros e zabumbeiros, estando os mesmos em condições de trabalho frágeis, não condizentes com a importância do saber tradicional que detêm;

5. E considerando ainda, o avanço dos processos industriais de fabricação e de homogeneização, em todos os aspectos da musicalidade, sobre as matrizes tradicionais do forró que põem em risco a qualidade musical e a diversidade cultural do nosso país;

6. Por isso, Rozania Ribeiro Lopes Macedo, inscrita no CPF n° 543.760.415-72, juntamente com todos os forrozeiros da Bahia, elabora essa petição pública em defesa do registro das Matrizes do Forró no Iphan Nacional e no IPAC Bahia.