DECOLA CORREIOS

Para: Ao Ilustríssimo Senhor Marcos Pontes

Todos nós ecetistas lhe parabenizamos pela merecida indicação para ser ministro, em nome da sua capacidade reconhecida e compatível com a área de tecnologia.

Justamente no momento de mais uma “decolagem”, nós, abaixo assinados, funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, vimos apoiar esta campanha para demonstrar ao nosso futuro Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação que as soluções para os problemas dos Correios se encontram dentro dele mesmo.

Assim, muito embora tenhamos a certeza de que o senhor irá cumprir a Lei de Responsabilidade das Estatais, que proíbe a indicação política para os cargos de diretoria das estatais, e com base nas recentes indicações para ocupar a presidência da ECT, estamos propondo um grande esforço para alcançar um propósito, razão pela qual pedimos que seja escolhido um funcionário de carreira para assumir esta função.

Ocorre que nós estamos cansados de assistir profissionais improvisados, apenas se aventurando como executivos que, no desempenho da função máxima desta empresa, acabam sendo desvirtuados para outros fins políticos, que não atendem aos anseios e propósitos da empresa, e acabam gerando prejuízos e a insatisfação geral dos funcionários.

Chega de ouvirmos dizer de tempos em tempos, que esse ou aquele político, ou amigo de político, é altamente preparado, testado e aprovado, e que vai salvar a ECT, quando as verdadeiras intenções acabam se demonstrando outras, ao passo em que a criação e a inovação são renegadas, a gestão de pessoas é omissa e o comprometimento se transforma em simples troca de interesses.

Ficamos então nos perguntando, se eles fossem tão bons gestores, certamente não estariam presidindo uma empresa falida, desatualizada e cheia de maus funcionários, como eles mesmos rotulam os Correios, e ao mesmo tempo, qual a seria a validade e a eficácia dos critérios utilizados para se fazer tal escolha?

Engraçado é que, invariavelmente, depois de algum tempo à frente da empresa, todos eles confessam que não conheciam nada de Correios, e reconhecem que temos excelentes profissionais em todos os níveis de nossos quadros, mas mesmo assim acabam não praticando a meritocracia para a ocupação de funções dentro desta empresa.

Por fim, não conseguem obter os resultados, nem sempre por incompetência, mas muito pela falta de conhecimento de processos internos, que permita fazer um planejamento adequado à realidade, que contemple as mudanças que a empresa necessita, além da correção das mazelas antes praticadas, e que possa de fato, proporcionar aos Correios a utilização dos avanços tecnológicos atualmente exigidos, inovando com sistemas virtuais e mais racionais para as atividades de captação, tratamento e entrega de objetos.

Isto posto, estamos pedindo uma chance de existência no futuro, com a eleição de um presidente dos Correios, que seja oriundo dos quadros da ECT.