Pista Olímpica de Gelo para patinadores da cidade do Rio de Janeiro / An Olympic Ice Rink for skaters of Rio de Janeiro city

Para: CBDG, COB, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer - SMEL/RJ, Ministério do Esporte

Ref.: Patinação Artística no Gelo – cenário atual

Senhores

Em tempos de olimpíadas de inverno, em Sochi, não há quem não tenha se emocionado e não tenha se encantado com as lindas e incríveis apresentações de patinação artística dos atletas. E para nós, brasileiros, haveria um motivo a mais para vibrar com essa modalidade por termos, enfim, uma representante olímpica da patinação artística, a Isadora Williams.

Nunca se falou tanto de patinação artística no gelo como agora, mas é preciso que esse interesse numa atleta, que passou a nos representar, tenha efetivamente uma repercussão para favorecer a prática do esporte no Brasil que ainda é bastante dificultada para não dizer inviabilizada mesmo.

A CBDG, como responsável por essa representação estar acontecendo e que para nós tem tido um certo gosto de esperança, poderia torna-la condizente com o propósito de o Brasil ter atletas desse esporte no gelo em competições, mas formados aqui. É preciso contar com o apoio da própria Confederação para que o esporte se torne mesmo possível de continuar sendo praticado no Brasil, um país tropical. Afinal, para se fazer gelo até no deserto se faz e muito bem, aliás, a exemplo da maravilhosa pista olímpica em Dubai que existe dentro de um shopping.

Ocorre que ainda não há apoio e nem sinal de investimentos para a construção de uma pista de gelo de dimensão ao menos semi-olímpica, já que a maior que temos no Rio de Janeiro, ainda que com ¼ do tamanho de uma pista olímpica, está para acabar em fevereiro deste ano, infelizmente.

Estamos em plena evidência da patinação artística no gelo e às vésperas do fechamento da única pista melhor para se treinar e competir aqui na cidade do Rio de Janeiro: aquela construída num estacionamento do supermercado Extra da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com 450 m2.

O fechamento da maior pista de iniciativa privada que temos, enquanto já se divulga o 1º Campeonato Estadual de Patinação Artística no Gelo com realização da Rio Skating e também da CBDG, nos próximos dias 29 e 30 de março, torna urgentes as providências em favor do esporte.

Nós, atletas, pais de atletas e treinadores da patinação artística no gelo, pedimos a atenção dos dirigentes da CBDG e do COB ao compromisso de viabilizar o esporte no Brasil. Afinal, a Confederação tem também este propósito e mais do que isso, deve destinar recursos aos atletas que aqui possuímos com real potencial para se tornarem os representantes nacionais para futuras competições e, assim, somar a representação verde e amarela, que tanto vem sendo orgulhosamente divulgada com a Isadora Williams.

Não somos contra a representação olímpica por ela, mas estamos perplexos com a falta de iniciativa para apoiar os que aqui se dispõem a se dedicar, investindo com recursos próprios e enfrentando tantos desafios e dificuldades para serem patinadores de competição.

Um momento de orgulho, outro de frustração! É assim mesmo que se sentem os que praticam na cidade do Rio de Janeiro a patinação artística no gelo.

Diante desta infeliz situação, só com as pistas de recreação existentes, a prática de patinação artística no gelo no Rio de Janeiro está caminhando para simplesmente deixar de existir.

Por esta razão, fazemos um apelo para que esta situação mude e que possamos ter uma pista de gelo com dimensões ao menos de uma semi-olímpica na cidade do Rio de Janeiro.

Links de alguns de nossos atletas:

1) Leonardo Araújo: https://www.facebook.com/photo.php?v=687197124638747

2) Thayana Stocco:https://www.youtube.com/watch?v=ITxWvOPe9aI&feature=youtu.be

3) Adriana Krause: https://www.youtube.com/watch?v=q7xCtBDlaNk&feature=c4-overview&list=UU9Qd03i37c4utGo2ZdMG1DA

4) Sophia Duchemin: https://www.facebook.com/photo.php?v=10202419569303384

--------------------------------------

Figure Skating - current scenario

In those times of the Sochi Winter Olympics, there is no one who has not been touched and has not been enamored with the beautiful and amazing presentations of the figure skating athletes. And for us, Brazilians, there would be one further reason to vibrate with this modality, as we have at last, a Brazilian representative in the Olympic figure skating, Isadora Williams.

Never before in Brazil the press paid attention in skating as now, but we need that such interest in an athlete who went on to represent us effectively have a repercussion to promote the sport in Brazil, where it is very difficult or even impossible to practice it.

The Brazilian Ice Sports Federation as responsible for this representation to be happening, what gave us a taste of hope, could make such taste more consistent with the purpose of having more skating athletes in competitions, but hereafter trained locally. We need to have the support of the Federation itself so that the sport becomes available in this a tropical country. After all, it is possible to have ice in middle of a hot desert, and do it well, as you can find an Olympic size rink in Dubai.

But as it happens, that there is no support and no sign of investments for the construction of an - at least - semi -Olympic size ice rink; the best we have in Rio de Janeiro, albeit with only ¼ the size of an Olympic rink, is due to close in this February.

Skating is in full evidence now, and even so we are on the eve of the closing of the only place we have to train and compete in the city of Rio de Janeiro: one built on a parking lot of a supermarket, with 450 m2.

Closing the biggest private rink, at the moment we have scheduled for March 29 and 30 our State’s first official Figure Skating Championship, makes it urgent to get new arrangements in favor of this sport.

We, skating athletes, parents of athletes and coaches ask the attention of the leaders of the Brazilian Olympic Committee and the Brazilian Ice Sports Federation to their commitment to enable this sport in Brazil. After all, the federation has this purpose and - more than that -, it should allocate resources to athletes that have real potential to become the national representatives for future competitions and thus add the green and yellow representation, so that has been proudly disclosed through Isadora Williams.

We are not against Olympic representation through her, but we are perplexed by the lack of initiative to support those who are here are willing to devote their time and stamina, investing their own resources and facing so many challenges and difficulties to be competitive skaters.

A proud moment and another frustration! Is this how they feel those practicing figure skating in the city of Rio de Janeiro.

Given this unfortunate situation, only the tracks with existing recreation, the practice of skating in Rio de Janeiro is heading to simply cease to exist.

Therefore, we urge you to change this situation so we can have an ice rink with dimensions of at least a semi-Olympic city of Rio de Janeiro.

Links to some of our athletes:

1) Leonardo Araújo: https://www.facebook.com/photo.php?v=687197124638747

2) Thayana Stocco:https://www.youtube.com/watch?v=ITxWvOPe9aI&feature=youtu.be