BR319 JÁ - PARTICIPE DESSA CAUSA

Para: Presidência da República, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)

Inaugurada em 1973, a BR-319 é uma rodovia com 880 km de extensão, já existente, que liga Manaus/AM a Porto Velho/RO, sendo responsável pela conexão do Amazonas - e de boa parte da Amazônia - com o restante do País. Sua viabilização beneficia três Estados: Rondônia, Amazonas e Roraima e sua área de influência compreende 16 municípios, onde vivem mais de 500 mil pessoas.

São economias e turismo que deixam de ser incentivados e que poderiam alavancar o desenvolvimento, além de gerar renda para a população desses Estados. No caso do Amazonas, a redução de custo relacionado à logística, no Pólo Industrial de Manaus, poderia alcançar uma economia de 20%, diminuindo de 12 para cinco dias o tempo de transporte de um contêiner, por exemplo. A rodovia também proporcionará o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso e outros estados do Centro-Oeste, via porto de Itacoatiara, município amazonense localizado a 176 km de Manaus.

Atualmente, a BR-319 encontra-se intransitável em uma extensão de aproximadamente 400 km, que compreende a interligação do município de Humaitá, no sul do Amazonas, até Manaus, capital do Estado. No meio desse caminho, estão pessoas vivendo em quase que completo isolamento por falta desse tipo de comunicação viária. A comunidade de Realidade, por exemplo, no município de Humaitá, passa sete dos 12 meses do ano sem contato com a cidade mais próxima por conta do período chuvoso que inviabiliza o tráfego na rodovia federal.

Para se tornar realidade, a BR-319 precisa de vontade política e engajamento da população. O Governo Federal anunciou o início da obra em 2005, mas somente em 2008 começou a executá-la, sendo embargada logo depois pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente - Ibama. A condicionante para continuação da obra era a criação de Unidades de Conservação no entorno. Foram criadas 16, entre federais e estaduais. Estas, já contam com plano de gestão, chefes de unidades e brigadistas voluntários. O Estado do Amazonas está fazendo a sua parte. Precisamos que o Governo Federal faça a dele e, para isso, contamos com o seu apoio neste documento.

Obrigado,

Sidney Ricardo Oliveira Leite