Transformação do Zoológico do Bosque dos Jequitibás em abrigo para animais deficientes

Para: Exmo. Sr. Jonas Donizetti - Prefeito Mun. de Campinas

Exmo. Prefeito Municipal de Campinas
Sr. Jonas Donizetti

Os signatários deste abaixo assinado vêm pedir à V. Exª. que, na revitalização do Bosque dos Jequitibás que, ora se encontra sendo realizada, seja contemplado também o zoológico, transformando-o em um abrigo para receber animais mutilados, com problemas neurológicos, queimados, aleijados, por razões antrópicas e que não apresentem condições de soltura. Este abrigo teria também funções educativas. Também, que os animais que lá se encontram hoje, sejam transferidos sob custódia para outros locais que lhes possam oferecer melhores condições em todos os sentidos.
Solicitamos a Vossa Excelência que se mantenha alerta contra interesses corporativos ou políticos nas suas decisões com relação ao Bosque dos Jequitibás já que a razão principal dos zoológicos é expor os animais em “vitrines”, principalmente espécies consideradas “vedetes”. Como isso atualmente não se justifica mais e precisam seguir as orientações da Sociedade de Zoológicos do Brasil, buscam mascarar as atividades dos zoológicos com a alegação de que eles se prestam à educação ambiental - argumento esse já amplamente discutido e constatado ser equívoco e não condizer com a realidade. Hoje sabemos que a observação de animais aprisionados, em recintos que de forma alguma nunca poderão reproduzir seus habitats e nem suprir a necessidade que eles têm de viver em liberdade, só reforça o desenvolvimento, principalmente nas crianças e adolescentes da moral especista e antropocêntrica, criando a indiferença com todo sofrimento e miséria que os zoológicos representam e em nada contribuirá para o enriquecimento educativo em todos seus aspectos, científico, cultural e emocional.
É sabido que a consciência e a ética nas relações entre os homens e os animais deram um grande salto evolutivo nos últimos anos que trouxe como um de seus desdobramentos críticas e manifestações contrárias à existência dos zoológicos em todo o mundo, inclusive aqui em Campinas.
Enfim, não existem justificativas ou desculpas éticas para a permanência do zoológico do Bosque dos Jequitibás nas condições em que se encontra; a sua transformação, nos moldes aqui propostos, é a forma encontrada para acomodar os interesses da Prefeitura Mun. de Campinas e dos defensores dos animais – signatários desta.
Esta é hora, Exmo. Sr. Prefeito, de deixar uma marca compassiva e progressista na sua administração, para sempre.
Proesp – Sociedade Protetora da Diversidade das Espécies

1. Actualização #2 Encerramento

Criado em quinta-feira, 16 de abril de 2015

Abaixo-assinado encerrado. O abaixo-assinado foi encaminhado ao Prefeito de Campinas em 06/04/2015 conf. prot. 15/10/16859 PG