Concurso Pedagogo-Orientador Educacional SEDF - Nomeações JÁ!!!!

Para: Exmo. Governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg e Secretário de Estado de Educação do Distrito Federal, Júlio Gregório

Nós, candidatos aprovados no concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo de Pedagogo-Orientador Educacional da Secretaria de Educação do Distrito Federal, professores e comunidade escolar, abaixo-assinados, manifestamos, através desse instrumento, nossa profunda preocupação com o crescimento nos casos de violência e indisciplina dentro de nossas Instituições. Vemos este fato como reflexo da falta de investimento do governo em ações de prevenção. Por esse motivo, solicitamos atenção aos seguintes pontos :

1) Tendo em vista que concurso para Pedagogo- Orientador Educacional - 2014 foi HOMOLOGADO em 07 de maio de 2015 e que a lista com o resultado final do concurso foi publicada no Diário Oficial. Solicitamos um posicionamento da SEDF sobre um cronograma de nomeações.

2) Ressaltamos que o último concurso desta área foi realizado em 2004 e que a carência deste profissional reflete nos altos índices de violência dentro de nossas instituições escolares.

Segundo a Portaria 32, que trata da modulação da carreira, a quantidade de orientadores ativos está aquém do ideal. Levando em conta que o Anexo 1 da Lei n° 5105/2013 prevê para a carreira Magistério Público do DF 1200 cargos de pedagogo(a)-orientador(a) educacional. Atualmente a rede pública só possui cerca de 730 pedagogos(as)-orientadores(as) educacionais. Esse déficit provoca acúmulo de serviços para os(as) atuais orientadores(as) nas escolas. Muitas, são as escolas que não contam com nenhum orientador em seu quadro de funcionários.

3) Considerando que a pauta de reivindicação da categoria exige do GDF que para cada 300 estudantes tenha 1 pedagogo(a)- orientador(a) educacional e que a partir disso, o número de cargos previstos na Lei do Plano de Carreira deve ser alterado de 1200 para 1800.

Diante do exposto e levando em conta a visível necessidade, solicitamos que a Secretaria de Educação apresente um cronograma de nomeações. Já que,a nomeação de mais orientadores educacionais configura-se como uma ação primordial perante o combate a indisciplina e a violência escolar. Um passo essencial para a construção de uma verdadeira PÁTRIA EDUCADORA!!

Por oportuno, manifestamos nossa confiança e certeza de que todas as informações aqui solicitadas serão prestadas por esse governo de forma cristalina, e com providências que garantam a nossa posse justa e imediata.

8.161 Pessoas