Carreata contra a padronização da frota do transporte escolar uso de cadeirinha e transporte clandestino.

Para: Transportadores, Sociedade Civil, Políticos e autoridades e usuários do transporte escolar no brasil .

No último dia 17/06/2015 foi publicada a resolução 533 do Contran que exige o uso de equipamento de retenção (cadeirinhas) nos veículos escolares de todo o Brasil.

É importante que a sociedade entenda que os transportadores escolares não são contra nenhum dispositivo que aumente a segurança das crianças nos veículos escolares.

Entretanto, apesar da determinação do CONTRAN, informamos que no BRASIL, ATUALMENTE, NÃO EXISTE NENHUM MODELO DE CADEIRINHA, QUE PERMITA A FIXAÇÃO EM CINTOS LOMBARES DE DUAS PONTAS, dispositivo utilizado nas vans.

Dessa forma é IMPOSSÍVEL cumprir com as exigências do CONTRAN. Além disso, segundo informações dos fabricantes, a afixação da cadeirinhas em cintos de duas pontas coloca em risco a vida das crianças.

Infelizmente os veículos escolares por determinação do Código de Transito Brasileiro não podem ser adaptados.
É importante que a sociedade civil entenda que a resolução 533 do CONTRAN é o primeiro passo para a aplicação de uma proposta de padronização nacional da frota de transporte escolar.

As entidades não concordam com a padronização pelo simples fato da proposta onerar consideravelmente o custo do transporte escolar em todo o Brasil, elevando os valores das mensalidades.

Portanto, o processo é complexo, é preciso garantir a acessibilidade, mas também é necessário pensar um modelo que não exclua do sistema o aluno de baixa renda.

3.256 Pessoas