Nomeação da Trilha da Pedra da Gávea: Comte. Fernando Brito

Para: Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro

O objetivo deste abaixo-assinado é a Nomeação da Trilha da Pedra da Gávea como: "Trilha Comandante Fernando Brito". Essa iniciativa homenageia o Capitão-de-Fragata, Mergulhador de Combate e Operações Especiais da Marinha do Brasil e atleta de basejump com mais de 300 saltos de wingsuit realizados na Pedra da Gávea.

Abaixo, breve histórico do Comte. Fernando Brito.

Fernando Brito dedicou grande parte do seu tempo na realização de atividades de alta performance como mergulho, alpinismo, paraquedismo, base jump e wingsuit. Foi o Primeiro Brasileiro a passar entre duas pedras de wingsuit: Pedra azul - ES em 2015 e Pedra do Pontão - ES em 2016. Possui o maior número de saltos de wingsuit na pedra da Gávea, totalizando cerca de 400 saltos deste local (base jump e wingsuit). Tinha na Pedra da Gávea seu local de inspiração de vida e renovação de energia espiritual, fazendo com que este se tornasse um ícone para o esporte que mais amava nesta última fase da sua vida, o wingsuit. Admirado por seu caráter, força, determinação e amizade, sempre disposto a ser solidário com a humanidade, faleceu no dia 05 de Junho de 2016, já no posto de Capitão-de-Fragata em um acidente decorrente de seu último salto de wingsuit na Pedra da Gávea.

"O Comte. Fernando Brito nasceu no Rio de Janeiro em 10 de Maio de 1974. Era Oficial do Corpo da Armada da Marinha do Brasil e Mergulhador de Combate, além de diversos outros cursos realizados no Brasil e no exterior. Entrou para a Marinha em 1991, no primeiro ano do Colégio Naval. Sua carreira na Marinha foi sempre inspirada em seu avô Capitão-de-Mar-e-Guerra Carlos Rezende. Ainda no Colégio Naval destacou-se com brilhantismo em diversas equipes esportivas, conquistando importantes competições nas modalidades de triátlon militar, natação e atletismo. Seu condicionamento físico acima da média, atributos morais e comportamento, lhe qualificaram para fazer parte da guarda bandeira e para o prêmio de destaque esportivo.
Em 1994 ingressou na Escola Naval e aprimorou ainda mais sua dedicação ao esporte, focando suas atividades na equipe de pentatlo militar e participações em competições externas de triátlon. A paixão pelo triátlon o levou a criar a equipe desta modalidade, inspirando diversos aspirantes a praticarem esta atividade. Foi campeão de diversos torneios de triátlon a nível nacional na categoria militar e ajudou a criar a equipe de triátlon da Marinha. Participou de quatro Ironman e foi campeão do Raid Naval, importante competição militar. Nesse período se dedicou bastante na preparação para o curso de Mergulhador de Combate.
Em 2001, já como Primeiro-Tenente, concluiu com louvor o curso de Mergulhador de Combate (MEC). Exerceu as funções de Encarregado de Equipe do renomado Grupo Especial de Retomada e Resgate (GERR-MEC), Chefe de Departamento e Imediato. Além do MEC, realizou os cursos de Operações Especiais de Paraquedismo, Salto-Livre, Mestre de Saltos e Montanha, além de cursos de especialização no exterior. Durante esse período, foi voluntário para as missões de paz da ONU na Eritréia e Haiti, ocasiões em que seus valores morais e de solidariedade humana foram colocados a prova. O Comandante Brito foi voluntário para conduzir ações de busca a desaparecidos nos escombros do Terremoto do Haiti em 2010, se arriscando em situações extremas em prol de vidas humanas. Foi instrutor da escola de operações especiais da Escola de Mergulho da Marinha (CIAMA)."