UFRGS contra a criminalização de estudantes

Para: docentes, discentes e técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Nós, docentes, discentes e técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vimos a público manifestar nosso repúdio à criminalização dos estudantes de escolas públicas que, lutando por melhores condições para uma educação digna, ocuparam, no dia 15 de junho de 2016, o prédio da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, sofrendo ação violenta e arbitrária do governo do Estado, através da sua Brigada Militar. Entre esses estudantes, uma aluna do nosso curso de Psicologia UFRGS foi também alvo dessa violência.
Repudiamos a criminalização de um movimento que, nascido da realidade de extrema penúria das escolas do ensino básico, tem gerado experiências de cidadania, coletividade e solidariedade entre os estudantes e junto à comunidade que os apoia. Docentes, técnicos e estudantes desta Universidade fizeram-se presentes no apoio a esse movimento, através da doação de alimentos e realização de oficinas e rodas de conversa junto às escolas ocupadas. Entendemos tratar-se de um momento ímpar de aprendizagens e de responsabilidade com uma realidade social que nos toca. Os estudantes das escolas públicas do país têm hoje assento nesta Universidade, e nossa comunidade acadêmica tem o compromisso político de zelar por essa conquista.
É inadmissível o uso de violência contra estudantes em um protesto pacífico. É inadmissível a sua retirada truculenta do prédio, sem margem de negociação. É inadmissível levá-los, arbitrariamente, às delegacias e aos presídios. É inaceitável a sua incriminação.
Não podemos tolerar que nossas crianças e jovens – a quem nos cabe educar e proteger - sigam sendo o alvo preferencial de nossas polícias. Que eles sejam alvo do investimento em educação, saúde, cultura, assistência social, trabalho, habitação. Chamamos à responsabilidade o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para buscar soluções negociadas aos conflitos que se apresentam, com a revogação do indiciamento dos envolvidos e sem mais violação de direitos.