Ciclovia Djalma Cruz – O Vovô do Pedal!

Para: Aos Amigos Ciclistas, Autoridades Competentes;

Ciclovia Djalma Cruz – O Vovô do Pedal!

Djalma Cruz, famoso VOVÔ, 71 anos, ícone do ciclismo sergipano, membro emérito do Grupo “Os Zuandeiros”, tinha uma saúde fenomenal e pedalava tranquilamente há 35 anos. Era uma apresentação iconoclasta do ciclismo em Sergipe, circulava em todos os grupos e pedalava com todos os ciclistas.

Nos deixou em 14.02.2016, vítima de um atropelamento em frente ao Posto Presidente, saída de Aracaju, sentido Estância, quando pedalava com seus amigos do grupo “Os Zuandeiros”, fazendo o que mais gostava.

Djalma Cruz, nasceu em Aracaju/SE em 07 de junho de 1945, cresceu na rua Rio Grande do sul no bairro Siqueira Campos. Casou em 17 de janeiro de 1974 com Maria Auxiliadora Felismina Cruz, com o matrimônio foram morar no conjunto Lourival Batista , bairro Capucho e tiveram 04 filhos; Alex , Alysson, Ayslan e Aécio. Trabalhou na Gráfica Universitária S/A de 13 de novembro de 1967 a 01 de agosto de 1986 como encadernador e laboratorista. Logo após o encerramento das atividades da Unigráfrica atuou como Auxiliar Administrativo de 02 de fevereiro de 1987 a 03 de dez de 1992 e aposentou-se pelo INSS. Exercia atividade laboral como autônomo numa auto peças e oficina de bicicletas, esta foi a sua última atividade, que desempenhava com o maior prazer, mesmo depois de aposentado.

O pai de Seu Djalma ficou viúvo, com duas filhas, assim casou-se com Rosa Lima da Cruz e tiveram 11 filhos. Foram 09 homens e duas mulheres. Sr. Djalma foi o terceiro dessa união . Filho de Pedro Avelino da Cruz e Rosa Lima da Cruz.

Todos os ciclistas têm algo a agradecer ao Vovô do Pedal, por causa da forma carinhosa e marcante com que acolhia todos que eram seduzidos pelo ciclismo. Acompanhou com doação, companheirismo e amor ao próximo, permanecendo ao lado de muitos ciclistas iniciantes, pois ele tinha um lema: "quem sai com Vovô chega com Vovô" é o que ele dizia.

Sua paixão pela vida e pelo ciclismo desperta nos ciclistas esse dever de homenageá-lo. Viveu desfocado da necessidade de ser notado, mas sua falta será profundamente notada, por isso esse é o momento de retribuir tudo que ele nos deu gratuitamente. Um homem rico em sabedoria ao viver cotidianamente "acrescentando vida aos seus dias e não dias a sua vida."

Vovô pedalou para a eternidade, e junto com a saudade que deixou em todos que com ele conviviam, pedalavam e amavam ficou a sensação de uma vida que valeu a pena ser vivida.

Dessa forma, chamamos todos que usam a bicicleta como um Meio de Transporte ou que a tem um Estilo de Vida para assinar este abaixo-assinado.

Daqui a alguns dias será inaugurada o complemento da Av. Santa Gleide, do Bugio até a BR 235, nesta avenida haverá uma ciclovia.
Pensando em homenagear o inesquecível Vovô encaminharemos ao Governador do Estado o pedido para que seja denominada - Ciclovia Djalma Cruz - o Vovô do Pedal.

Para tanto, estamos coletando o maior número de assinaturas dos ciclistas de Aracaju, ou de quem concordar com a nossa sugestão, para subscrever e reforçar esse pedido.

Ficou agendada para esta segunda feira (26/09/2016) uma reunião com o Secretário de Estado da Comunicação, o qual entregará ao Governador esse "Abaixo Assinado".

Sabemos que o tempo é muito curto, mas é o que inicialmente dispomos.

Precisamos do maior numero de assinaturas possível !

A coleta das assinaturas continuará durante a próxima semana e as listas para a coleta das assinaturas estarão disponíveis em alguns locais os quais divulgaremos posteriormente nos grupos.

Juntos somos fortes!