Pelo repasse de bolsas ao NEDET

Para: Exmo. Sr. Secretário Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Ramos Roseno

O Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET), com atuação em todo país por meio da parceria entre Universidades, Institutos Federais de Educação , MDA/SDT e CNPq, está presente nos 27 estados da federação, atendendo a 186 territórios. As equipes NEDET se tornaram referência no apoio ao fortalecimento dos Colegiados e da Política Territorial, promovendo uma mudança nos cenários locais, dinamizando esses espaços por meio do estímulo a pluralidade e participação social.

O NEDET trouxe novo fôlego aos Colegiados, estimulando o debate de temas ainda negligenciados e a maior participação de jovens e mulheres.
No momento as equipes se dedicam integralmente as atividades de mobilização para debate e elaboração dos Planos Territoriais de Desenvolvimento Sustentável e Solidário, uma tarefa valiosa que apresentará um retrato dos territórios com suas reivindicações, potencialidades e desafios.

As equipes NEDET são remuneradas através de convênio entre as instituições de ensino superior, SDT e CNPq, ocorre que nos últimos 60 dias os contratos não estão sendo honrados pela SDT/CNPQ e os diversos técnicos espalhados pelo país, que receberam como tarefa auxiliar no fortalecimento da política territorial, não conseguem sequer honrar seus compromissos. São mães, pais e filhos impedidos de honrar com suas dívidas e expostos ao constrangimento das cobranças. Vale destacar que muitos desses assessores tem nessa atividade sua única fonte de renda.

É urgente o cumprimento do contrato entre estas SDT/CNPq e NEDET em respeito ao trabalho que vem sido desenvolvido e ao compromisso assumido.

Assine e fortaleça essa causa.