Prefeito de Uberaba, Sr. Paulo Piau: Revogue o aumento da tarifa de transporte coletivo

Para: Prefeito de Uberaba, Sr. Paulo Piau; Luiz Dutra, presidente da Câmara de Vereadores Municipal; Rodrigo Oliveira, presidente da Transube;

Caro Prefeito de Uberaba, Minas Gerais,
Sr. Paulo Piau Nogueira

O aumento da tarifa de transporte coletivo municipal, em vigor desde o dia 1º de janeiro de 2017, poderá comprometer o desenvolvimento e recuperação econômica de nossa cidade no ano de 2017.

Nos últimos meses, os níveis de desemprego na cidade aumentaram¹, e os comerciantes varejistas, há tempos reclamam dos altos encargos dos custos de contratação e manutenção do trabalhador², mas sabemos que eles não os únicos. O aumento da tarifa de transporte coletivo é uma medida que aumenta esses encargos e pode ter consequências nefastas para o município.

Como estimativa, um trabalhador que utilize duas passagens por dia, uma para ir de casa para o trabalho e outra para realizar o trajeto de volta, o aumento diária será de R$0,60. Considerando que ao final do mês ele tenha trabalhado em média 21 dias, a conta aumenta R$12,60 ao mês, e R$151,20 ao ano.

Qualquer empresário sério colocaria esse custo adicional em seus cálculos e pesaria em sua balança sobre a possibilidade de contratar ou demitir seus funcionários.

Sr. Prefeito, nos últimos dois anos, durante sua gestão, o preço da tarifa saltou de R$2,80³ para RS3,80. É um aumento de 35,7% entre janeiro de 2015 e janeiro de 2017! A inflação acumulada nos últimos 24 meses está numa média de 9%, segundo a Calculadora Cidadã do Banco Central.

Este aumento não se justifica sob nenhum ponto de vista! Uma das justificativas é o aumento dos insumos e os gastos com a mão de obra, mas a maioria das linhas - ou quase nenhuma - delas tem cobradores, fazendo os motoristas duas funções e colocando em risco a própria vida e a das usuárias e usuários do transporte. Além disso, em nenhum momento a Transube se manifestou sobre o aumento da frota, das linhas e horários e sobre o péssimo estado de conservação dos veículos, o que também coloca em risco a vida dessas uberabenses.

Pedimos, portanto, que o senhor repense seu posicionamento neste momento delicado e revogue o aumento que entrou em vigor este ano.

___________________________________________________________________
1) Fonte: Abadia Notícia: abadianoticia.com.br/noticias/detalhes/id/4493/geracao-de-empregos-tem-saldo-negativo-pelo-5-mes
2) Fonte: Jornal da Manhã: http://jmonline.com.br/novo/?noticias,2,CIDADE,133806
3) Fonte: Abadia Notícia: http://abadianoticia.com.br/noticias/detalhes/id/2449/passagem-de-onibus-vai-para-r-3-10