Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

CARTA DE PROPOSTA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUARULHOS

Para: Grupo arteiros independentes professores da rede municipal de educaçao de Guarulhos

CARTA DE PROPOSTA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUARULHOS

A/C Sr. Alexandre Zeitune - Secretário da Educação

Tendo em vista as mudanças e novos rumos propostos pelo novo mandatário, inclusive citando em plano de governo o princípio da gestão democrática na tomada de decisões, na participação de projetos, avaliação e aprimoramento, vimos por meio desta, expressar nossas boas vindas e propor o que se segue:
A Constituição Federal de 1988 institui o princípio da gestão democrática do Estado brasileiro como indispensável para a gestão de instituições educativas. A Magna Carta estabelece os princípios básicos da administração pública que devem nortear todo e qualquer trabalho no sentido de se construir uma gestão democrática, inerente ao Estado de Direito, indispensável para o aprimoramento do trabalho desenvolvido na Pasta da Educação.
Mais que um diálogo, propomos uma participação na gestão como forma de colaboração e parceria na construção de uma identidade para a rede municipal no atendimento da demanda e na busca constante pela qualidade de ensino.
Cremos nesta parceria como um processo imprescindível na construção de uma discussão permanente e de maior aproximação da gestão com os diversos setores funcionais, os quais, estão inseridos dentro de uma multiplicidade de realidades que a rede de ensino constitui.
Entendemos o risco de tal tarefa, pois, mais que discutir, sugerir ou opinar, sabemos da dimensão que tal prática se caracteriza no compartilhamento de atitudes e responsabilidades, o que confiamos também ser uma postura no intuito da construção e fortalecimento da política pública de educação da rede.
A proposta de gestão por meio de consulta aos servidores técnico-administrativos e equipes escolares visa, de modo geral, tentar sintetizar as várias carências a serem atendidas durante o próximo mandato.
Trata-se de uma proposta inicial que irá requerer discussão, comprometimento e contribuição de todos para a revelação dos anseios e necessidades da rede municipal, na qual, os objetivos prioritários sejam elaborados coletivamente promovendo a transparência dos mecanismos processuais, a valorização dos processos de comunicação, o estabelecimento de instâncias públicas de deliberação por meio de participação organizada e a formação de comissões de professores nos debates e decisões pertinentes ao sistema educacional.
Propomos assim uma rede de trocas de experiências democráticas como garantia na capacitação dos profissionais na relação com o saber numa aprendizagem inovadora, permanente e cooperativa em detrimento de questionamentos acerca das práticas tradicionais de gestão e administração das políticas de ensino público.
O que mais desejamos é que tais medidas convirjam com a atualização e multiplicação de ideias e ideais de modelos e experiências modernas na política pública de educação da cidade de Guarulhos. Assim, solicitamos uma reunião para expor nossa proposta.
Certos de poder contar com Vosso acolhimento, apresentamos nossos protestos de estima e consideração.

Guarulhos, 11 de janeiro de 2017.


Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
1 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.