CADASTRO DE RESERVA (CR) concurso público da Polícia Civil do Estado do Pará em cargos das Carreiras Policiais de Investigador de Polícia Civil, Escrivão e Papiloscopista.

Para: Ao excelentíssimo senhor Governador do Estado do Pará Simão Jatene, e a Vossa Excelência o Secretário de Segurança Pública bem como o Excelentíssimo senhor Delegado Geral da Polícia Civil do Pará.

Nós, abaixo-assinados, candidatos do concurso público para provimento de vagas em cargos de nível superior das Carreiras Policiais de Investigador de Polícia Civil – IPC, Escrivão de Polícia Civil – EPC e Papiloscopista - PAP, realizado no dia 11 de Setembro de 2016, no turno matutino, vimos, através deste, requerer que este honorável Governador interceda, à nosso favor, na criação do CADASTRO DE RESERVA (CR) do concurso, tendo em vista que a seleção visa o provimento efetivo de apenas 300 (trezentas) vagas para o cargo de Investigador de Polícia Civil – IPC, 180 (cento e oitenta) vagas para o cargo de Escrivão de Polícia Civil – EPC e 20 (vinte) vagas para o cargo de Papiloscopista,-PAP. O presente concurso não possui Cadastro de Reserva e inicialmente foram considerados classificados na Prova Objetiva e apto para a subfase seguinte da primeira etapa deste Certame o candidato que estivesse entre: as 900 (novecentas) melhores pontuações no cargo de Investigador de Polícia, 540 (quinhentos e quarenta) melhores pontuações no cargo de Escrivão de Polícia e 60 (sessenta) no cargo de Papiloscopista –respeitados os empates daqueles que possuírem nota idêntica na última colocação e não obtivesse nota inferior a 6,0 (seis) na pontuação total da Prova Objetiva. O edital apesar de claro traz injustiça para os candidatos que depois de passar por todas as etapas do certame e que não estiver nos números de vagas ofertadas estará automaticamente eliminado sem direito ao Cadastro de Reserva (CR). O que podemos perceber que existe em outros Estados o (CR) nos concursos da Polícia. Segundo dados obtidos o Estado do Pará conta com um efetivo muito baixo na segurança pública e que o déficit seria quase de 5 mil servidores. Precisamos rever o presente edital com urgência e incluir o CADASTRO DE RESERVA para uma maior eficiência na contratação dos servidores evitando gastos excessivos ao Estado do Pará com novo concurso público, levando em consideração também que a população Paraense é quem mais ganhará com tal medida e poderá contar com um maior número de policiais em seu efetivo para garantia da Segurança Pública. Contamos com apoio de toda a sociedade Paraense inclusive de nossos representantes nesta luta justa, pois a Segurança Pública é dever de todos e obrigação do Estado.

Precisamos dar um basta nos altos índices de violência e criminalidade.