Etermax, preserve o espírito do jogo Apalavrados

Para: Etermax, [email protected], [email protected]

[Texto biblíngue: primeiro o original em português; depois, a tradução ao espanhol]

Prezadas senhoras, prezados senhores,

Contam-se por centenas de milhares os fãs do jogo Apalavrados, que a vossa empresa teve o acerto de criar, lançar e gerir, proporcionando a tanta gente uma fonte de divertimento saudável, desafio intelectual e convívio social. Somos tantos que mesmo existem grupos com centenares de membros devotados à organização de torneios de Apalavrados. Esse grau de organização comunitária oferece-nos a possibilidade de pulsar em tempo real as reações dos usuários às atualizações do jogo. A maioria delas têm sido bem sucedidas, e sempre estimamos a vontade da empresa de cuidar do jogo, aprimorando-o e renovando-o constantemente. É verdade que há algumas velhas reivindicações que seguem pendentes – como por exemplo a melhora do dicionário ou a correção do bug que afeta às palavras iniciadas por vogal acentuada, na versão portuguesa do jogo –, mas isso não obsta ao reconhecimento da excelência do aplicativo.

Porém, acabamos de constatar que ao lado de tantas inovações exitosas – alguma delas bem recente, como a incorporação de temas –, a última atualização inclui uma novidade extremamente perniciosa. Ao oferecer ao jogador ou jogadora a possibilidade de trocar letras, sem penalização nem perda do turno de jogo, em troca do visionado de publicidade comercial, altera-se substancialmente o modelo do jogo – que tanto sucesso deu à empresa e tanta satisfação a nós, usuários – e perverte-se o seu espírito. Trata-se de uma modificação com um teor claramente competitivo, e é isso que consideramos um gravíssimo erro. Fosse uma alteração de tipo didático, e aplaudiríamos a novidade. Fosse uma nova via de monetização do vosso produto, e ofereceríamos a nossa colaboração para sensibilizar os usuários. Toda inovação é bem-vinda, desde que não tenha incidência sobre os aspetos competitivos e sociais do jogo.

Por isso, pelo presente abaixo-assinado vimos cursar uma petição e uma proposta. A petição: que se elimine essa modificação, em uma próxima e urgente atualização. A proposta: que contem connosco para qualquer iniciativa que contribuir à consolidação do jogo Apalavrados e à boa saúde financeira da empresa que o gerencia, como é de justiça por tantos momentos de diversão que nos fornece.

Esperamos sinceramente que esta petição, que certamente é a de muitos outros usuários, seja tida em conta, pois do contrário seríamos obrigados a migrar os nossos torneios a um novo aplicativo ou a organizar-nos para elaborar um próprio, que recolha todas as nossas necessidades, preferências e demandas.

Sem mais por ora, agradecendo antecipadamente a vossa atenção, despedimo-nos atenciosamente.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Estimadas señoras, estimados señores,

Se cuentan por cientos de miles los fans del juego Apalabrados, que su empresa tuvo el acierto de crear, lanzar y gestionar, proporcionando a tanta gente una fuente de diversión sana, desafío intelectual y convivencia social. Somos tantos que incluso existen grupos con cientos de miembros dedicados a la organización de torneos de Apalabrados. Ese grado de organización comunitaria es lo que nos permite pulsar en tiempo real las reacciones de los usuarios ante las sucesivas actualizaciones del juego. La mayoría de ellas han sido bien recibidas, y siempre hemos valorado el empeño de la empresa en cuidar del juego, perfeccionándolo y renovándolo constantemente. Es cierto que hay algunas viejas reivindicaciones aún pendientes – como por ejemplo la mejora del diccionario o la corrección del bug que afecta a las palabras iniciadas por vocal acentuada, en la versión portuguesa del juego –, pero nada de ello es óbice para reconocer la excelencia del aplicativo.

No obstante, acabamos de constatar que tras tantas innovaciones exitosas – alguna de ellas muy reciente, como la incorporación de temas –, la última actualización incluye una novedad extremamente perniciosa. Al ofrecer al jugador o jugadora la posibilidad de cambiar letras, sin penalización ni pérdida del turno de juego, a cambio del visionado de publicidad comercial, se altera sustancialmente el modelo de juego – que tanto éxito ha reportado a la empresa y tanta satisfacción a nosotros, usuarios – y se pervierte su espíritu. Se trata de una modificación con un cariz claramente competitivo, y es precisamente eso lo que consideramos un gravísimo error. Si fuera una alteración de tipo didáctico, aplaudiríamos la novedad. Si fuera una nueva vía de monetización de su producto, ofreceríamos nuestra colaboración para sensibilizar a los usuarios. Toda innovación es bien recibida, siempre que no incida sobre los aspectos competitivos y sociales del juego.

Por ello, mediante el presente escrito de recogida de firmas les deseamos hacer llegar una petición y una propuesta. La petición: que se elimine esa modificación, en una próxima y urgente actualización. La propuesta: que cuenten con nosotros para cualquier iniciativa que contribuya a la consolidación del juego Apalabrados y a la buena salud financiera de la empresa que lo gestiona, en justa correspondencia a tantos momentos de diversión que nos proporciona.

Esperamos sinceramente que esta petición, que sin duda es compartida por muchos otros usuarios, sea tenida en cuenta, pues en caso contrario nos veríamos obligados a migrar nuestros torneos a un nuevo aplicativo o a organizarnos para elaborar uno propio, que recoja todas nuestras necesidades, preferencias y demandas.

Sin más, agradeciendo anticipadamente su atención, nos despedimos atentamente.