Polícia Civil contra a Impunidade

Para: Governo do Estado de São Paulo

Considerando a extrema importância da missão constitucional conferida à Polícia Civil de investigar e elucidar crimes e sua autoria;

Considerando que tal atribuição tem reflexos diretos na repressão de crimes, no combate à impunidade e, por conseguinte, na construção de uma sociedade democrática, justa e solidária;

Considerando que a Polícia Civil Paulista passa atualmente por um processo de sucateamento progressivo, consistente na defasagem de recursos humanos e desvalorização salarial;

Considerando que o atual quadro de pessoal da polícia civil está estagnado desde 1994 - não acompanhando o crescimento populacional - e, não bastasse, sofre com números altíssimos de vacância (cerca de 20% dos cargos policiais estão vagos/ 40% dos municípios não tem delegados de polícia);

Considerando que, enquanto o quadro da polícia civil diminui e envelhece (apenas 3% dos policiais civis tem menos de 30 anos), o crime organizado em São Paulo cresce e se fortalece;

Considerando que uma polícia investigativa bem estruturada e fortalecida tem o condão de desencadear investigações cruciais para o processo de combate à corrupção e desenvolvimento de uma nação, a exemplo do que podemos testemunhar, em âmbito federal, na Polícia Federal, com a Operação Lava-Jato;

Considerando que, em âmbito estadual, cabe à polícia civil exercer o mesmo papel, porém, no Estado de São Paulo, encontra extrema dificuldade em exercer sua atividade-fim por conta do processo de desmonte a que vem sendo submetida;

Considerando, por fim, a importância da participação do cidadão na vida política de seu Estado, no sentido de fiscalizar e cobrar de seus governantes uma polícia investigativa forte e bem estruturada, em benefício da própria sociedade,

NÓS, cidadãos paulistas, preocupados com a segurança pública no Estado de São Paulo, conclamamos toda a sociedade brasileira para que some forças ao pleito formulado por meio deste abaixo-assinado, encabeçado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, no sentido de que o Governo do Estado de São Paulo promova a urgente reposição total de policiais nos quadros funcionais da Polícia Civil, por meio da abertura de novos concursos e da nomeação imediata de todos os candidatos neles já aprovados, bem como adote políticas públicas que priorizem a polícia investigativa paulista, valorizando-a e estruturando-a de modo a garantir a prestação eficiente do serviço público de investigação.

PELO FIM DA IMPUNIDADE E PELO BEM DA SOCIEDADE, EU QUERO QUE A POLÍCIA CIVIL INVESTIGUE!

3.536 Pessoas