Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado pelo melhor traçado da Linha 4 do Metrô

Para: Governador do Estado do Rio de Janeiro


Nós abaixo assinados, usuários do Metrô do Rio de Janeiro, defendemos que a nova Linha-4, que levará o Metrô até a Barra da Tijuca, seja construída seguindo o traçado que melhor poderá atender à população.

A obra iniciada em junho de 2010 faz parte do pacote de exigências do COI para a realização das Olimpíadas de 2016 e abrange atualmente apenas a três estações: Jardim Oceânico, São Conrado e Gávea, não havendo sido consultada a população quando às futuras ligações nas pontas: OESTE (Jardim Oceânico) e LESTE (Gávea).

1 – PONTA OESTE:
Queremos que a Linha 4 do Metrô prossiga do Jardim Oceânico até o Terminal Alvorada (Cidade da Música), com três ou quatro estações de permeio nesse percurso de 6 km. A alternativa de utilização do sistema de ônibus BRT em faixa seletiva nesse trecho NÃO dará conta do volume de passageiros da própria Barra, acrescido do volume de usuários adicionais que virão do Recreio (via BRT TransOeste) e Jacarepaguá (via BRT TransCarioca).
Além disso, utilizar o sistema BRT neste trecho obrigará os usuários a uma baldeação desnecessária no Jardim Oceânico, ao invés de permanecerem no mesmo trem do Metrô.

2 – PONTA LESTE:
Queremos a estação Gávea ligada à Carioca (Centro) via três futuras estações: Jardim Botânico, Humaitá, Laranjeiras (ou Cosme Velho). Assim o passageiro que sai da Barra percorrerá apenas cinco estações para chegar ao Centro (Carioca) e novos bairros serão atendidos aliviando o caótico tráfego de superfície na região.
A alternativa de ligar a estação Gávea à estação General Osório criaria uma longa tripa sobrecarregando de forma irreversível a já saturada Linha 1, com enorme desconforto aos usuários de todos os bairros do percurso. Além disso, o passageiro que sair da Barra com destino ao Centro (Carioca) teria que percorrer quinze estações e não apenas cinco.

CARTA ABERTA AO GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Como a obra da Linha 4 é responsabilidade do Governo Estadual, trinta Associações de Moradores e Entidades Representativas assinaram uma Carta Aberta ao governador, protocolada na Casa Civil em 17-12-2010 com os pleitos constantes deste abaixo-assinado. O teor integral da Carta Aberta está disponível na internet na página:
http://metrodorio.blogspot.com/2011/02/minuta-de-peti.html

CONCLUSÃO
O transporte metroviário é a mais eficiente forma de transporte público.
O Metrô do Rio de Janeiro só começou a operar em 1979 (o de Nova York em 1904 e o de Buenos Aires em 1913) e tem hoje apenas 33 estações, com 2 linhas totalizando 42 km. Está ainda muito longe de proporcionar transporte de qualidade aos 6,3 milhões de habitantes da cidade do Rio de Janeiro.
A título de comparação: a cidade de Madrid tem 231 estações em 13 linhas totalizando 283 km para uma população de 3,2 milhões de pessoas.

A pressa de fazer a ligação metroviária com a Barra a tempo das Olimpíadas de 2016 não pode estar acima do INTERESSE PÚBLICO dos usuários.

Fevereiro de 2011



Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
10.191 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar