Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela JÁ Restauração, Manutenção e Permanente abertura ao público do Observatório Astronômico de Diadema, grafado como um dos Imóveis de Interesse Paisagístico, Histórico, Artístico e Cultural - IPHAC-

Para: Conselho Municipal de Patrimônio Histórico - CONDEPAD ; Prefeito Municipal de Diadema

Nós, abaixo-assinados, sensibilizados com a atual situação do Observatório Astronômico de Diadema, localizado na Av. Antonio Sylvio Cunha Bueno, 1366 do Jardim Inamar, vimos por meio deste, solicitar que a administração municipal em especial o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico - CONDEPAD priorize este importante patrimônio, como próximo item da lista de patrimônios a ser restaurado pelo município. Solicitamos também que haja manutenção constante do local e de seus equipamentos e que haja pessoas capacitadas para abrirem o espaço para visitação pública periódica e explicação científica dos eventos e características celestes. Com cópia para todos os Conselhos Municipais de Diadema e vereadores.

A iniciativa despertada por uma nova geração de observadores, dois irmãos Victor Rondon e Bruno Rondon, com apoio dos fundadores da Associação de Astronomia e Astrofísica de Diadema (Ozimar Pereira e Milton Sirius) e colaboradores de diversas áreas (Joanan Prates, Luiz Rodolfo, Martha Lemos e Dimitri Auad) reivindica e busca a retomada das ações de atendimento público e científico do Observatório Municipal, que se localiza no Centro Cultural do Jd. Inamar.
O espaço histórico foi construído por um grupo de amadores da cidade, guiados pelo professor de física Ozimar Pereira, trabalharam não apenas para espalhar seus conhecimentos e atividades, como aconteceu em 1991 no Teatro Clara Nunes, quando 4 mil visitantes vieram por meio da AAAD participar de atividades com suas lunetas, a associação também foi muito importante para pesquisas de todos os estados do Brasil. O local fotografava e compartilhava informações recebidas pelo telescópio (o quarto maior de São Paulo) para importantes entidades de estados como o Rio de Janeiro.

O repertório de atuação de cada indivíduo se resume ao tamanho de seu saber: nosso objetivo em restaurar as atividades do Observatório é continuar a expandir o conhecimento dos seus visitantes (ele fez parte da formação de inúmeras famílias no bairro e na cidade) através da divulgação do conhecimento científico.
Uma justificativa, para sermos imediatos, para tal iniciativa é a evidencia de como o conhecimento científico nesta área é massificado no formato em que convencionalmente é apresentado aos estudantes – formal e sem grandes estímulos físicos e visuais – tornando-se completamente ausente da vida adulta.
Além da dimensão de conhecimento científico, a observação astronômica e suas atividades secundárias enquadram-se como grande forma de lazer e entretenimento, numa fuga da rotina pragmática e numa aproximação da vida em grande escala (o universo) que traz efeitos profundos em todos que a experimentaram.
A representatividade internacional que jovens no Brasil vem ganhando por meio de competições de astronomia e outras ciências, temos incentivo popular suficiente para fazer a abertura e incentivar os estudos no Observatório.



Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
1.521 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar