Abaixo-assinado para reativação do circuito antigo do autódromo de Interlagos

Para: Prefeitura do Município de São Paulo

O traçado da pista do autódromo paulistano era magnífico sob todos os pontos de vista, elogiado em todo o mundo. Com seus quase oito quilômetros, era desafiante em inúmeros pontos. Suas curvas de vários tipos, de alta e de baixa velocidade, certamente contribuíram em muito para a formação do "piloto brasileiro", notadamente Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet em seus anos de formação.
Pode-se creditar ao Interlagos antigo o sucesso dos pilotos brasileiros no exterior, não apenas o desses dois que acabaram conquistando o título mundial de Fórmula 1, trazendo-o para casa nada menos que cinco vezes, mas de todos os que correram na Europa, sempre com sucesso.

PORQUE FICOU MENOR
A pista foi drasticamente reduzida, de 7.960 metros para 4.309 metros . Até aí compreensível, graças ao desempenho fantástico da Fórmula 1 e as normas de segurança. O que ninguém esperava era que a redução da pista iria siguinificar abandono completo do traçado original, ao contrário do que fora feito por exemplo no Circuito de Nürburgring na Alemanha, em que foi construído um menor, de 4,5 km para a Fórmula 1, porém mantendo intacto o anterior de 22.800 metros, com 189 curvas.

Interlagos reformado, imaginava quem vivia em torno do automobilismo, significaria ter sido mantido o antigo, com seu miolo e anel externo, mais um novo e curto traçado que atendesse às necessidades da Fórmula 1 moderna.
Quando se soube que o traçado antigo seria abandonado para sempre, houve grande decepção. Entretanto, a luta para que isso não fosse feito foi pequena e muitos pilotos e pessoas envolvidas com o automobilismo até hoje se arrependem disso. O Desejo do Brasil, que se tornou referência mundial na Fórmula 1, títulos, vitórias, mitos eternos, nos fazem repensar a trajetória.

O RETORNO
O retorno de Interlagos à plenitude é um anseio de todos que militam no automobilismo e até daqueles que já não pilotam mais. Estudos demonstram ser plenamente viável reativar o traçado antigo, sem nenhuma interferência com o atual de Fórmula 1, uma vez que praticamente tudo do original continua a existir, estando apenas desativado. O único ponto do circuito antigo que exigirá mais trabalho será a Curva do Sargento, uma vez que ali foi construída uma quadra poliesportiva na gestão Marta Suplicy (sem uso atualmente). Mas não é nada que não possa ser resolvido. Restabelecido o circuito original, poderão ali ser realizadas as famosas provas de longa duração, com toda a sua grandiosidade e espetáculo, hoje eclipsados pela pista de apenas 4,5 km de extensão que, inclusive, limita bastante o número de carros na largada.
O "Super Interlagos" representará a reafirmação da excelência e da supremacia de São Paulo como o maior centro de automobilismo do Hemisfério Sul. Será possível, na mesma área, dispor-se de três circuitos em vez do único atual, com várias opções de traçado a saber:
FÓRMULA 1
ANEL de VELOCIDADE
CIRCUITO ANTIGO

O traçado original se encontra 90% inteiro, bastando recapear e inserir itens de segurança, ou seja, poucas alterações seriam necessárias para transformar Interlagos novamente em um circuito com várias opções.