Abaixo-assinado inclusão do tema "adoção de animais" na novela "Passione"

Para: Sr. Silvio de Abreu, autor da novela "Passione", da Rede Globo

Caro Sr. Silvio de Abreu.
Como admiradores de seus trabalhos, atualmente seguidores da novela Passione, reunimo-nos para solicitar a sua atenção para um assunto tão importante quanto os temas tratados na referida série.
A novela Passione tem dado um espaço muito valioso para assuntos polêmicos como o uso de drogas, problemas sexuais, infidelidades, adoção de crianças, reciclagem de lixo, entre outros.
Há também, como sabe, vários outros temas merecedores de atenção. Entre eles, o da calamidade em que vivem os animais abandonados nas ruas.
Por favor, não desista de ler, pedimos encarecidamente que leia até o final.
O que é desconhecido da maioria é que existem pessoas que dedicam a vida aos animais. Se dedicam a salvá-los do descaso e da indiferença humana.
Somos nós, alguém que recebeu o nome de "protetor independente", na falta de algo melhor.
Na verdade, somos pessoas iguais a todas as outras, mas, por algum motivo que foge ao nosso controle ou à razão, temos os olhares voltados para esses pobres animais, abandonados por seus donos, jogados à própria sorte.
Uma vez alguém disse que bastaria todos voltarem os olhos para baixo e veriam a desgraça dos animais, porque a esmagadora maioria das pessoas olha para cima, o que denota uma postura quase que arrogante para com os mais necessitados.
Sabemos também que não são só os animais abandonados que precisam de ajuda. Quando voltamos os olhos para quem vive "abaixo" não encontraremos somente seres inferiores mas seres humanos esperando talvez uma mão amiga.
Desculpe dizer o que direi agora, mas o homem pode pedir um prato de comida (e quem negaria comida a quem tem fome?), pode pedir um analgésico para a dor (e quem negaria ajudar?), mas um animal, um cão doente, com fome e com dor é enxotado pelas raça nobre, pelos humanos...
Se o Criador (seja o Deus chamado pelo nome que quiser) fez da raça humana a raça superior, a única dotada de inteligência e capaz de agregar valores durante a vida, não quis que essa raça (tida como superior) preservasse e respeitasse as demais?
O desdém, o descaso e a indiferença que a maioria dos seres humanos reserva para os animais é assustador.
É só olhar pelas ruas (tem que baixar a vista) e ver em que situação se encontram esses pobres coitados.
Pessoas que maltratam um ser desprotegido e inocente pelo prazer de se impor, de mostrar autoridade. Eles (o cão, por exemplo) são capazes de amar sendo você bonito ou feio, rico ou pobre, baixo ou alto, gordo ou magro, bom ou malandro, simpático ou antipático. Qual ser humano é capaz disso? E nós é que somos superiores...
A situação é de alarmar. Pessoas que têm animais, viajam e os jogam nas ruas.
Pessoas (tenho que chamá-las assim...) que os acorrentam para que não façam xixi em outro lugar senão naquele em que deitam. Pessoas que cortam as patas dos animais para que eles não possam andar...que lhes retiram os olhos para cerimônias tidas como "religiosas".
E você pensa que é exagero?
Pessoas que maltratam um ser desprotegido e inocente pelo prazer de se impor...de mostrar autoridade. Que os dispensam na rua porque ficaram doentes. Que os queimam vivos por diversão.
A verdade é que resgatamos animais das ruas, muitas vezes em estado lastimável, levamos a veterinários que nos cobram como a qualquer outro, os colocamos em abrigos ou hotéis, despendemos importâncias significativas de nossos salários só para salvar suas vidas e apaziguar-lhes a dor.
Mas aí, viramos mais uma esquina ...e damos de cara com outro animal, morto de fome e medo, doente, velhinho, queimado, e só depende de nós e de nossas parcas economias (quem pode fazer economia com esse panorama!) fazer UM gesto para salvar-lhe do infortúnio causado pela nossa raça humana.
Ora, chega uma hora que não temos mais de onde tirar...E aí, logo nós, temos que escolher entre a vida e a morte, entre o resgate e o abandono... Não somos Deus para ter que escolher, diariamente, quem deve sobreviver!
Então, nós protetores nos deparamos com uma situação que não tem solução.
Será que não tem solução?
E é por isto que procuramos você.
Entre choros e desabafos, lamentos e acontecimentos, surgiu a idéia, entre nós, pessoas apaixonadas pelos animais, sendo a mídia/TV o mais poderoso veículo de comunicação, de pedir, solicitar, implorar, fazer qualquer coisa para que a TV pudesse incutir, educar, esclarecer à população a forma como se deve tratar os animais.
Foi do e-mail abaixo transcrito, que encaminhei à rede de proteção de animais (sabe, temos uma rede, pobres de nós, contamos o que vimos, pedimos para alguém ajudar, imploramos moedas para ajudar, simplesmente IMPLORAMOS, choramos, nos ajudamos, fazemos qualquer coisa para ajudar um "pobre anjo" jogado nas ruas) que surgiu a idéia de procurar você.
.

"Caros amigos.
Embora esteja lotada de animais e saiba que todos nós, que amamos animais estamos na mesma situação, não me conformo com o descaso das pessoas para com os seus próprios animais ou a impiedade das pessoas para com os animais que passam necessidades nas ruas.
Vi, nesses 53 anos de vida, coisas terríveis, ou diante de meus próprios olhos ou trazido por vocês, pessoas que dão parte da vida em defesa desses inocentes jogados à própria sorte.
Cheguei em um ponto que faço de tudo para não sair na rua e se tenho que sair (tenho, porque trabalho) rezo para não encontrar nenhum animal desesperado por comida ou ajuda porque não tenho como acudí-lo.
É lamentável chegar nessa situação, a de não poder ajudar mais pois tudo tem um limite e o limite é o que se pode gastar (o que se pode não quer dizer que se deve, mas sempre acabamos gastando muito mais do que devemos ou podemos...).
Fico pensando o que pode ser feito para amenizar a situação que sempre nos deparamos...animais abandonados, doentes, velhinhos, cegos jogados fora, como se fossem uma folha de alface.
Já pensei em vender coisas de valor para conseguir dinheiro com o objetivo de contratar um empresa de publicidade para veicular uma campanha para conscientizar a população sobre a necessidade de cuidar de seus animais (tenho que vender até a alma para pagar isto!), para que ficasse incutido nas mentes das pessoas que é imoral, desonesto, horroroso, hediondo, baixo, reprovável etc abandonar animais ou tratá-los com desrespeito. Teria que ser algo que pudesse gerar nas pessoas em geral (alvo da campanha) um grande e poderoso repúdio à condutas inadequadas ao trato dos animais. Que essas pessoas que maltratam ou abandonam animais (pessoas sem alma!) tivessem vergonha de fazer alguma coisa contra cães, gatos, cavalos...que elas fossem apontadas nas ruas como desmerecedoras de respeito que se dá aos seres humanos (acho que exagerei...).
Sei lá, acho que estou desesperada. Não quero me sentir assim, desacreditando da raça humana.
Não quero sentir medo de sair na rua para ver meu coração se apertar quando tenho que escolher entre a vida e a morte.
Não somos DEUS para ter que fazer, todos os dias, essa escolha quando nos deparamos com um animal abandonado. Escolher entre a vida e a morte do bichinho.
Levá-lo para um abrigo ou deixá-lo na rua. .
Esse é o maior desgosto da minha vida. O maior.
Doá-lo para alguém que muitas vezes o deixa fugir... E a culpa...essa é pesada demais
Amigos, alguém tem alguma idéia?
Vamos pensar juntos, vamos unir as mentes e pensar... O QUE DEVEMOS FAZER?
Por favor, precisamos fazer alguma coisa.
URGENTE.
Jade

Daí, alguém disse: NOVELAS!!!!
Transcrevo:
TEVE GENTE USANDO RUBI NA TESTA.
TEVE GENTE USANDO ROUPAS EXTRAVAGNTES.
TEVE GENTE IMITANDO OS MAIS DIVERSOS SOTAQUES.
UMA NOVELA QUE FALE COMO TRATAR OS CÃES , GATOS , CAVALOS E NÃO ABANDONÁ-LOS.
UMA NOVELA QUE FALE DO TRABALHO DA PROTEÇÃO ANIMAL.

Bem, você acaba de descobrir porque estamos batendo à sua porta.
Seria possível tentar uma abordagem desse assunto na sua novela?
Tentar educar a população?
Estamos em desespero e o pior é que a situação piora muito a cada dia. Parece que as pessoas deixaram de sentir pena.
Desculpe, mas tentaremos tudo para que esse panorama mude.
Você pode ajudar? Por favor? Pode?
Por favor, imploramos, aborde o tema na novela “Passione”. A personagem “Cande” poderia achar um cão doente na rua, tratá-lo, adotá-lo e tratá-lo com respeito e carinho. Poderia incentivar a adoção de animais carentes.
Meu Deus, nos ajude.
Estamos a sua disposição.
Muito obrigada pelo que puder fazer pelos pobres animais.

Tomara que você tenha cachorro!!!!

2.183 Pessoas