Abaixo-assinado Pela Criação do Parque Augusta na Totalidade da Área de 24 mil m2

Para: Prefeitura da Cidade de São Paulo, Câmara dos Vereadores de São Paulo, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Congresso Nacional do Brasil

Amigos e Amigas!

Existe uma área de cerca de 24 mil metros quadrados em pleno bairro da Consolação, região central e em crescente valorização da cidade de São Paulo. Essa área, que fica entre as ruas Caio Prado, Marquês de Paranaguá e a famosa Rua Augusta, abrigava o antigo colégio para meninas Des Oiseaux, no qual - entre tantas outras ilustres mulheres! - estudou Pagú, como era chamada Patrícia Galvão, uma mulher à frente de seu tempo e cujo centenário comemoramos nesse ano de 2010.

O belíssimo prédio do antigo colégio, infelizmente, não existe mais há cerca de 3 décadas. Mais uma das muitas demolições criminosas, que aconteceram na calada da noite, nessa cidade acostumada à impunidade pelos crimes contra o seu patrimônio. Entretanto, existem no terreno, de propriedade do Sr. Armando Conde, segundo levantamento de moradores, cerca de 600 árvores, muitas delas centenárias e de espécies ameaçadas da Mata Atlântica. Em razão disso e, claro!, da necessidade urgente de áreas verdes, livres e públicas, dessa metrópole que é São Paulo, os moradores, estudantes, comerciantes e freqüentadores da região reivindicam que essa área seja preservada e entregue à população sob a forma de um Parque Público em toda a sua integridade.

As discussões acerca da destinação dessa área já duram cerca de 10 anos e, nesse meio-tempo, muitos avanços e retrocessos já ocorreram seguidamente (*), sem que nenhuma definição concreta tenha até agora sido tomada por parte da prefeitura da cidade, representada atualmente na figura do prefeito Gilberto Kassab. Os interesses imobiliários nessa região são muito grandes e, em função desses interesses, o poder público acaba se omitindo em assumir uma posição definitiva no sentido da criação do Parque Augusta, como já é chamado pelos moradores.

Então, embora já tenha sido declarado desde 2008 como área de utilidade pública, com valor inicial estimado para a desapropriação girando em torno de 30 milhões de reais, o terreno continua sendo alvo da cobiça do mercado imobiliário. A maior prova disso é a petição pública criada nesse mesmo site por um grupo ligado às gigantes do setor imobiliário Cyrela e Setin, reivindicando à população apoio à aprovação de um projeto que inclui um condomínio residencial de luxo e a construção e “doação à cidade” de uma EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) e um “parque público aberto à população com aproximadamente 10 mil metros quadrados de área”. Vejam bem que se falou em “aproximadamente” 10 mil metros quadrados, quando na verdade o que a população pede é a totalidade da área, de cerca de 24 mil metros quadrados!

Mas o texto redigido pelos grupos empresariais é capcioso e composto em tom de apelo por uma “causa humanitária”, como se fosse uma grande benemerência desses empreendedores fazer isso pela cidade. Diante do risco de pessoas bem intencionadas, porém desavisadas, se impressionarem com o tom do pedido de apoio feito por essas construtoras, decidi criar um instrumento de esclarecimento com as mesmas possibilidades de apoio que o instrumento por eles criados. No mesmo site e com as mesmas condições de apoio!

Por isso, peço que todos os amigos e amigas divulguem de forma viral entre suas redes sociais esta petição pública a favor da criação do Parque Augusta na totalidade de sua área de 24 mil metros quadrados!

Lembro ainda que o grupo Aliados do Parque Augusta, que conduz o blog abaixo relacionado, já possui um abaixo-assinado feito nos moldes convencionais, com cerca de 15 mil assinaturas a favor dessa mesma causa. Mas todo instrumento é necessário quando o interesse é, de fato!, geral e indiscriminado!

Abraços a todos e muito obrigada!

Tatiana Bianconcini Teixeira Mendes

(*) Link para saber mais sobre o destino oficial para a área do futuro parque:

11.416 Pessoas