Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado Pela retomada, continuidade, ampliação e fortalecimento da Ação Cine+Cultura

Para: Excelentíssima Senhora Ministra da Cultura, Ana de Hollanda

A diretoria do CNC encaminhou carta à Ministra da Cultura, Ana de Holanda e a Secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana explicitando seu posicionamento favorável à continuidade e ampliação da ação Cine Mais Cultura, conforme compromisso publicamente assumido durante a reunião do Comitê Consultivo da SAV realizada ainda no primeiro semestre deste ano.

Encaminhado também as bases do movimento cineclubista, o documento solicita o apoio de tod@s, cineclubistas, cineclubes, realizadores, produtores e defensores da democratização do acesso à cultura para potencializar a reivindicação.


Confiram abaixo o teor da carta:

Pela retomada, continuidade, ampliação e fortalecimento da Ação Cine+Cultura

O Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros - CNC, através de sua diretoria, reafirma a importância estratégica da Ação Cine Mais Cultura para a ampliação e democratização do acesso à conteúdos audiovisuais e por consequencia a garantia de participação na produção cultural, direito universal, que se soma à Luta Pelos Direitos do Público, bandeira histórica maior do movimento cineclubista brasileiro em sua trajetória de 50 anos.

Reitera que o Cine Mais Cultura, ao viabilizar equipamento, conteúdo e formação, se firmou como a ação que capilarizou o acesso, a fruição e o compartilhamento da experiência audiovisual, ampliando a prática cineclubista para um conjunto ainda maior da população, essencialmente aos já penalizados pelas exclusões sociais, políticas e econômicas que ainda campeam no país.

Considerando:

· os custos reduzidos frente à outras iniciativas do MinC,

· o cumprimento, dentro das possibilidades, do cronograma e planejamento elaborado na gestão anterior,

· a participação positiva do CNC e os resultados, quer no contexto do grupo de assessoria pedagógica, quer na realização das atividades previstas no convênio assinado entre as partes (podendo ser mensurado nos relatórios de prestação de contas).

O CNC vem cobrar a inclusão do programa entre as prioridades do Ministério da Cultura para o ano de 2012, solicitando assim um cronograma de ações e a sinalização da garantia da manutenção da ação.

Conforme acertado em reunião realizada em 24 de junho de 2011, durante a 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Santa Catarina, (relatada no ofício 017/2011) o CNC ainda aguarda o agendamento do encontro entre a Secretaria do Audiovisual, a Sociedade Amigos da Cinemateca e o CNC para avaliação e continuidade da parceria e do convênio.

Da mesma forma somamos aos pedidos de implantação de uma plataforma digital unificada que contemple a possibilidade de lançamento de dados e conferência dos indicadores dos resultados relacionados à ação, em especial, os relacionados à contabilização do público, com a possibilidade da utilização da plataforma do Pontão Cineclubista para o oferecimento de cursos à distância on line, conforme havia sido proposto pelo Grupo de Trabalho Pedagógico da Ação Cine Mais Cultura.

Assim, conforme manifestação da Exma. Ministra da Cultura Ana de Hollanda, o CNC reivindica a efetivação dos compromissos assumidos publicamente em nome da manutenção do Cine Mais Cultura e solicita a realização urgente de uma reunião de avaliação, reflexão e planejamento da retomada das atividades com a participação de representantes da SAv, da SAC e do CNC tendo como base de análise os relatórios apresentados pela Unidade Técnica responsável pela coordenação da implantação do Programa.

Renovamos os nossos votos de estima e consideração,

Apresentando nossas cordiais

Saudações Cineclubistas

A Diretoria

CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros



Qual a sua opinião?

Abaixo-assinado Pela retomada, continuidade, ampliação e fortalecimento da Ação Cine+Cultura, para Excelentíssima Senhora Ministra da Cultura, Ana de Hollanda foi criado por: CNC / Nação Cineclube.
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
597 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar