Abaixo-assinado Manifestação por um Consulado Americano em Belo Horizonte- MG.

Para: Doutor Thomas A. Shannon, Jr.

Ao Excelentíssimo Embaixador dos Estados Unidos da América no Brasil,

Nós, belo-horizontinos, mineiros, brasileiros e residentes de Belo Horizonte e região e todo o Estado de Minas Gerais manifestamos nosso interesse, necessidade, receptividade, orgulho, reconhecimento e respeito pela possibilidade e viabilidade de um Consulado dos Estados Unidos da América na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Na esperança de sermos atendidos, encaminhamos esse documento para registro do nosso apelo ao departamento responsável para consideração e possível deferimento de nosso pedido.

Belo Horizonte, a capital do grande estado de Minas Gerais, com uma população de mais de 3,5 milhões de pessoas na região metropolitana é culturalmente diversificada, rica e muito viva. Atualmente a cidade foi confirmada pela FIFA como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

Nossa cidade foi palco de discussões para promoção de energia sustentável e mitigação de gases do efeito estufa no ano de 2006 durante a realização da reunião anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Belo Horizonte é sede da Escola Americana EABH, fundada em 1956 consolidando a tradição americana na cidade, a difusão da cultura e educação de qualidade.

Desde 1949 é sede do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, ICBEU, sociedade civil de caráter cultural e sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública municipal, estadual e federal, com finalidade do ensino, a difusão e o intercâmbio cultural entre o Brasil e os Estados Unidos.

Apesar de seu tamanho, BH (como é geralmente chamada) é considerada pela Organização das Nações Unidas uma das cidades mais segura do Brasil e da América Latina, com elevada qualidade de vida.

Acreditamos ser de conhecimento dos Estados Unidos da América, a relevância do nosso Estado de Minas Gerais e nossa capital, nossa posição geográfica estratégica e potencial político e econômico, bem como a grande demanda de questões consulares que muita das vezes é necessário um extenso deslocamento para cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, medidas até então compreensíveis mas não mais adequadas ao atual contexto de pleno progresso do Brasil.

Cordialmente agradecemos a atenção e aguardamos um posicionamento oficial.

Belo Horizonte, 11 de março de 2011.