Abaixo-assinado em Defesa do Programa Tantas Letras!

Para: Secretaria de Cultura de São Bernardo do Campo

São Bernardo do Campo, 14 de março de 2012.

Ao Exmo. Sr. Osvaldo de Oliveira Neto
Secretário de Cultura de São Bernardo do Campo

Nós, abaixo assinados, cidadãos amantes da literatura, vimos através deste pleitear a continuidade do programa Tantas Letras! dentre as políticas culturais oferecidas na cidade de São Bernardo do Campo.

Iniciado em 2007, o programa oferece um novo formato nos cursos de criação e crítica literária, através de aulas específicas com escritores experientes e reconhecidos, palestras sobre temas contemporâneos das ciências humanas (abertas também ao público externo), e reuniões de monitoria para que os alunos passem da formação para a difusão cultural.

Ao longo destes cinco anos, o programa atendeu a aproximadamente 300 alunos. Foram publicadas duas edições da Revista Tantas Letras! e um fanzine em 2011, que extrapolaram as fronteiras do nosso país, elevando, assim, o nome da nossa cidade. Duas alunas publicaram livros, e outros tiveram o reconhecimento em prêmios literários. Foram realizados seis saraus de encerramento nos espaços públicos da cidade, promovendo um intercâmbio cultural entre linguagens e entre os artistas da região.
Enfim, o Tantas Letras! se firmou como uma marca forte de política cultural, e de criação literária no nosso estado.

Não entendemos a postura adotada pela secretaria de cultura nestes últimos meses que, quando questionada sobre a continuidade do programa, tem se furtado a dar respostas. E nas poucas vezes em que o fez, respondeu maneira evasiva, com frases do tipo “estamos estudando”.
Em nosso entender, uma gestão que se diz democrática e pautada na inclusão social, ao barrar o diálogo, inviabiliza qualquer participação da sociedade nos rumos da gestão cultural e da utilização dos recursos públicos na área.

Portanto, solicitamos uma definição imediata, e apenas aceitamos a retirada do Tantas Letras! das políticas culturais da cidade no caso de sua substituição por um projeto de criação literária mais efetivo e de maior abrangência para a população de São Bernardo do Campo, sem mais protelações.

No aguardo da resposta, nos colocamos a disposição para apoiarmos e trabalharmos em prol da cultura no nosso município.

Atenciosamente,