Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado para derrubar o veto presidencial ao PL das 30 horas para a Fonoaudiologia

Para: Presidente da República Federativa do Brasil e Congresso Nacional do Brasil

A presidenta Dilma Rousseff vetou integralmente o Projeto de Lei Complementar nº 119/2010, que trata da fixação da jornada de trabalho de 30 horas semanais para os fonoaudiólogos. A notícia saiu na seção 1 do Diário Oficial da União desta quinta-feira (25/04/13).

É assim que o governo do PT trata os trabalhadores?

De acordo com veto presidencial, foram ouvidos os ministérios da Fazenda, do Trabalho e Emprego, e da Saúde. O argumento utilizado foi de que “a redução da jornada semanal proposta impacta o orçamento dos entes públicos, notadamente municipais, com possível prejuízo à política de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, eleva o custo para o setor privado de saúde, que poderá ser repassado ao usuário. Por fim, a negociação coletiva permite a harmonização dos interesses dos gestores da saúde e representantes da categoria profissional”.

A presidente do CFFa, Bianca Queiroga, lamenta o ocorrido. “O veto deixa clara a posição do governo em desfavor da promoção de melhorias nas precárias condições de trabalho dos profissionais de saúde no Brasil, indo de encontro ao que é defendido pela Organização Internacional do Trabalho”, afirma.
Agora, o Projeto de Lei nº 119/2010 volta para o Congresso, onde uma comissão mista formada por representantes do Senado e da Câmara analisará a possibilidade de rejeitar ou não o veto presidencial. No entanto, para que a decisão da presidenta Dilma seja invalidada será necessário que haja maioria absoluta de votos tanto na Câmara como no Senado.
O prazo para que isso aconteça é de 20 dias.

A aprovação deste projeto de lei garantirá um direito já conquistado por outras categorias profissionais da área da saúde, sendo "uma tendência a redução da jornada de trabalho para profissionais da saúde e que pode ser observada em outras leis federais e estaduais já aprovadas, assim como em outras proposições em tramitação no Congresso Nacional, e está em sintonia como que vem sendo recomendado ...pelas Conferências de Saúde realizadas no Brasil e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)", conforme consta do relatório aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado.

É IMPORTANTE QUE TODA A CATEGORIA MANIFESTE O SEU DESCONTENTAMENTO E REPÚDIO A ESSA DECISÃO!
Qual a sua opinião?
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
8.526 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Abaixo-Assinado criado por:

Contatar Autor