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Fim do IPVA por valor do veículo

Para: Congresso Nacional

Resumo da Proposta: Acabar com o alto valor do IPVA no Brasil.
Hoje o IPVA é cobrado em cima do valor do veículo (percentual de 5%) a ideia é tornar ele um imposto único baseado nas dimensões e peso do veículo. Ou seja um carro de 4 rodas de 1500 kg com 3 metros de comprimento com valor de 5 mil reais teria o mesmo valor de IPVA de um carro de 120 mil nas mesmas condições de tamanho e peso.
Esse novo valor também deveria se enquadrar ao salário mínimo brasileiro, a proposta é que esse valor não ultrapasse para carros de passeio o percentual máximo de 25% em cima do atual salário mínimo e 15% para motos, ou seja hoje com o salário minimo de R$ 937,00 um veículo de passeio pagaria na média R$ 234,25 e uma moto R$ 140,55, variando de acordo com o peso do seu veículo e tamanho, mas essa seria a base de preço. Assine para essa proposta ser discutida em Brasília.

Proposta completa: A proposta do abaixo-assinado é acabar com a cobrança em cima do valor do carro, como é feita nos Estados Unidos. O IPVA não vai deixar de existir até porque ele é um imposto necessário para se manter as estradas, e sim uma nova reestruturação de como será cobrado. Usando o exemplo americano os valores são cobrados em cima do tamanho e peso do veículo, vamos analisar, oque difere um carro popular de 4 rodas de 10 mil reais de um carro de luxo de 100 mil rodando em uma estrada ? Nada, os dois veículos devem compartilhar de tamanho e peso aproximado, ou seja eles tem o mesmo custo para aquela estrada, um exemplo real claro disso é o pedágio que não difere de um carro de 10 mil pra aquele de 100 mil pagam valores iguais.
Hoje as pessoas estão sendo obrigadas a instalar kits de GNV que na sua maioria não usam no carro para tentar diminuir o valor do IPVA, que na sua maioria só estraga os carros.

Em média um carro popular hoje pesa 1500 kg e tem aproximadamente 3 metros de comprimento, um carro nesses moldes paga hoje nos estados unidos cerca de 75 dolares (variando de estado para estado), andando em ruas espetaculares, ou seja essa arrecadação funciona, e a grande maiiria da população está ok com essa taxa pois ela se enquandra tranquilamente dentro do salário minimo americano, que pra constar ta em média de 150 dólares por dia de trabalho.

Dentro desta proposta também temos que falar do valor. Hoje nosso salário minimo não chega na casa dos mil reais (em 2017 R$ 937,00), como uma pessoa vai pagar com um salário desses um IPVA de um veículo de 20 mil reais (media de um carro popular usado) que estaria na faixa dos 1 mil reais (5%), impossível. Então teríamos que margear o valor desse novo IPVA para percentuais em cima do salário mínimo. Como sugestões para motos 15% a 20% (variando de acordo com o peso e tamanho) do salário minimo, para veículos de 2 eixos (carros de passeio) 20% a 25% (variando de acordo com o peso e tamanho) , para veículos de 3 a 4 eixos ou mais (caminhões) 25% a 40% (variando de acordo com o peso e tamanho) do salário minimo atual. Dentro desse valor deve incluir todas as taxas provenientes do serviço, ou seja esses percentuais devem ser o valor final de pagamento.

Benefícios: O maior beneficiado será o povo, como deve ser; As pessoas poderão ter carros que antes não poderiam por causa do IPVA, sendo assim teriam mais conforto, os custos de transporte e logística no país iriam despencar, fazendo assim um caminhão que hoje paga por exemplo 20 mil de IPVA anual teria seu custo reduzido ou seja os produtos nos supermercados e lojas ficaria bem mais em conta, e tudo que desencadeia dele. Tarifas de taxis e ônibus teriam um desconto, as lojas venderiam mais carros ou seja mais imposto sendo pago nas vendas dos veículos ou seja mais dinheiro entrando para o caixa do governo. Outro benéfico também seria que todos os donos de veículo poderão pagar o valor por ser mais justo com a população e teríamos pouquíssimos carros com documentação atrasada no país, aonde poderíamos direcionar a polícia que hoje atua muito na procura de veículos com documentação atrasada para fazer um trabalho mais intensificado no combate ao crime. E teríamos muitos mais carros novos e bem conservados nas ruas, causando menos acidentes e menos veículos quebrados por serem velhos.

Como ficam os carros que possuem GNV e são beneficiados por um desconto?
O desconto acabaria pois todos os veículos seriam iguais perante ao governo, fazendo assim ser uma opção a pessoa ter o GNV no carro e não quase que uma obrigação para ter um IPVA com desconto, usaria porque gosta e porque o combustível ainda é mais barato que a gasolina.

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