Pela despoluição do córrego Água Preta

Para: Prefeitura Municipal de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Subprefeitura da Lapa, SABESP

Nós, abaixo-assinados, moradores e frequentadores dos bairros Vila Pompéia, Vila Anglo-Brasileira, Bairro Siciliano, Vila Romana, Campos da Escolástica, Sumarezinho e Jardim Vera Cruz, pedimos a despoluição do córrego Água Preta.

Solicitamos que o Programa Córrego Limpo, parceria da Sabesp com a prefeitura de São Paulo, despolua não somente o leito principal do córrego Água Preta, mas todos os seus afluentes.

Nunca é demais lembrar que a Constituição Federal afirma o direito ao “meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida”. E que o Plano Regional Estratégico da Subprefeitura da Lapa, em seu artigo 73, determina “a recuperação de fundo de vale (córrego Água Preta)”.

A despoluição do córrego, portanto, é medida que a um só tempo colabora para que se alcancem os dois objetivos.

Além disso, despoluir o córrego Água Preta é resgatar a própria história dos bairros citados acima. Não faltam registros de que o Água Preta era aproveitado pela população para lazer, pesca, ponto de encontro, dessedentação de animais e até para o fornecimento de material de construção.

Embora essa realidade não possa ser recuperada, até porque os tempos são outros, nos últimos anos a sociedade tem refletido sobre as relações que as cidades estabeleceram com seus rios e córregos.

Na pequena bacia hidrográfica do Água Preta, essas reflexões evoluíram a ponto do córrego se tornar um assunto comum a atividades tão diversas quanto a formulação de plano de bairro, a requalificação de praças, festivais ao ar livre, estudos acadêmicos e o cultivo de hortas comunitárias urbanas.

Em boa medida, essas reflexões se desdobraram em relações afetivas com o Água Preta, como bem ilustrou o bloco pós-carnaval em homenagem ao córrego, que em março deste ano tomou seu leito emprestado mais uma vez.

Por tudo isso, mais do que uma melhoria de saúde pública, a despoluição do córrego Água Preta é uma medida que resgata o nosso passado, enriquece o nosso presente e potencializa o nosso futuro.

Na esperança de sermos atendidos, agradecemos antecipadamente.