Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição por vagas para Engenheiros de Materiais no serviço público de Marabá

Para: Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Marabá; Exmo. Sr. Presidente da CMM

Essa petição tem por objetivo sensibilizar o poder público para a necessidade da disponibilização de vagas para Engenheiros de Materiais em seu quadro de servidores nos concursos e PSS's da prefeitura.
Tal engenharia é oferecida pela Unifesspa (ex-UFPA) e em 2017 completa 13 anos de implantação na cidade, tendo sido curso de engenheira pioneiro em Marabá, juntamente com a Eng. de Minas.
Talvez pelo pouco conhecimento do curso, ainda sejamos vistos com desconfiança, mas a Eng. de Materiais é uma graduação multidisciplinar que abrange conhecimentos da química e física para desenvolvimento, manipulação, controle e processamento de materiais, sendo os principais os metais, as cerâmicas e os polímeros (plásticos).
Dessa forma, afirma-se, sem desmerecer nenhuma outra engenharia, que um engenheiro de materiais caberia perfeitamente no quadro de servidores de várias secretarias de governo, como SEVOP, SEMSUR, SICOM e outras, sendo até mesmo imprescindível, podendo atuar, por exemplo, na fiscalização de obras variadas e pavimentações - ou até mesmo no controle de qualidade de tais; no manejo de resíduos sólidos visando a reciclagem; na assessoria do governo junto a industrias do setor minero-metalúrgico (como a Cevital, em vias de implantação) e etc, pois detemos conhecimento técnico suficiente sobre os tópicos relacionados a tais. Isso só para ficar nos exemplos, uma vez que há todo um leque de possibilidades de atuação. Abrir vagas em órgãos da administração municipal para tais profissionais seria até mesmo uma forma de mostrar reconhecimento e incentivo aos já formados e aos futuros profissionais, principalmente neste momento econômico complicado, onde o mercado de trabalho local não tem capacidade de absorver nem metade dos concluintes por turma (e olha que formam somente uns 15 por ano). Vale destacar que temos profissionais formados em Marabá que atuam em siderúrgicas, industrias cerâmicas, no setor automotivo e até mesmo no setor de construção civil.
Tal petição serve como um pedido para que olhem com mais carinho para tal curso, que já entregou bastante mão de obra competente para Marabá (Sinobras principalmente) e outras regiões.
Mais informações do curso em Marabá no site: https://femat.unifesspa.edu.br/



Qual a sua opinião?

Petição por vagas para Engenheiros de Materiais no serviço público de Marabá, para Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Marabá; Exmo. Sr. Presidente da CMM foi criado por: Profissionais e Alunos da Engenharia de Materiais.
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
250 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar