Carta Aberta das Famílias das Creches da USP – Campus Capital - ao Reitor

São Paulo, 20 de agosto de 2014

Carta Aberta das Famílias das Creches da USP – Campus Capital - ao Reitor

Magnífico Reitor Marco Antônio Zago,

As Creches da USP – Campus Capital - estão paradas desde o dia 27 de maio, início da Greve das universidades estaduais paulistas. Somos mais de 300 famílias de docentes, funcionários e estudantes, preocupadas com a crise vivida pela USP e, sobretudo, com nossas crianças, atingidas pela mais longa paralisação na história da Universidade.

Fruto de lutas por direitos trabalhistas e em prol de uma educação de qualidade, as Creches da USP foram uma conquista da comunidade universitária. Nesses mais de 30 anos de existência, elas se tornaram serviços de excelência e referência nacional e internacional, tanto no que se refere ao cuidar/educar, como no campo de estágios e pesquisas.

Nos últimos três meses, nós, famílias de crianças que frequentam as creches, temos nos desdobrado para garantir a educação de nossos filhos e a continuidade de nossas obrigações e atividades profissionais, portanto, enfrentamos grandes dificuldades. Ademais, a ausência das creches interrompe bruscamente o processo educacional das crianças, no qual os laços entre crianças, educadores e outros profissionais são fundamentais e estão sendo afetados.

As declarações de Vossa Magnificência de que o impacto da greve é nulo sobre o cotidiano universitário nos causam indignação. Se realmente é esse seu entendimento sobre a situação vigente, demonstra, na melhor das hipóteses, pleno desconhecimento da realidade dentro da Universidade, da qual destacamos a ruptura dos serviços essenciais à formação de nossas crianças.

Lembramos que cabe ao reitor e às autoridades do Governo do Estado a responsabilidade primeira de zelar pela história, pelas conquistas e pela excelência da Universidade de São Paulo. Infelizmente, diante do funcionamento universitário antidemocrático, da recusa de Vossa Magnificência em dialogar com a comunidade USP e das recentes e inadequadas soluções divulgadas publicamente, somos obrigados a apontar as gestões da Universidade como grandes responsáveis por tal momento delicado.

Em busca de soluções para a atual crise política e financeira, exigimos a efetivação de negociações democráticas e transparentes através de real diálogo com a comunidade USP.

Respeitosamente,

Abaixo assinado Famílias das Creches da USP – Campus Capital e apoiadores
  1. Actualização #1 Encerramento

Criado em quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Essa carta já foi entregue na Reitoria da USP com as 645 assinaturas online e mais 200 assinaturas em papel. As Creches da USP - campus capital - voltaram a funcionar na semana de 22/09, depois de mais de 110 dias. Obrigada pelo apoio.