ABAIXO ASSINADO pela intervenção imediata e convocação de novas eleições para o Conselho Federal de Odontologia

Para: Comunidade Odontológica

No dia 14 de junho próximo passado, a Polícia Federal em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e o Tribunal de Contas da União (TCU), prendeu integrantes da alta cúpula do Conselho Federal de Odontologia durante a Operação Tiradentes. Entre os detidos estão o atual Presidente da autarquia (Ailton Diogo Morilhas Rodrigues ) que renunciou, o Procurador Jurídico (Luiz Edmundo Gravatá Maron), o Presidente da Comissão de Eventos (Ericson Leão Bezerra ), o Assessor Especial do Presidente e ex-conselheiro (Rubens Corte Real de Carvalho) e o responsável pelo setor de compras do Conselho Federal de Odontologia - CFO (Fábio de Oliveira Ferreira ).
Além das prisões, 15 mandatos de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios do Rio, Niterói (RJ) e São Gonçalo (RJ); Manaus (AM); Campo Grande (MS), Araguaína (TO), São Paulo (SP) e em Brasília (DF). Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Foram apreendidos também cerca de R$ 250.000,00 em dinheiro, em endereço distintos, e seis carros de luxo, sendo um deles, um Porshe.
São investigados os crimes de peculato, estelionato qualificado, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A Polícia Federal identificou fortes indícios no sentido de que conselheiros e funcionários desviavam recursos públicos do Conselho Federal de Odontologia. As fraudes consistiam no ressarcimento de despesas inexistentes, no pagamento indevido de diárias e na contratação irregular de serviços. Segundo a PF, o valor total das despesas e contratações pode ultrapassar R$ 30 milhões e a PF suspeita que os desvios podem ultrapassar R$ 5 milhões.
A Polícia Federal afirmou que tomaram conhecimento das fraudes em 2012 com denúncias de ex-conselheiros do Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Sergipe, no entanto as investigações ganharam provas substanciais em 2015 com novas informações de membros do Conselho Federal.
Diante destes fatos e que a luta pela democratização e transparência do CFO já se estende há muitos anos. Estamos encaminhando minuta de um Projeto de Lei ao Congresso Nacional alterando a Lei 4.324/64.
Por acreditarmos que com o caminhar das investigações, muitas coisas poderão acontecer e principalmente que o processo de eleição da atual gestão e consequentemente da administração do CFO estão completamente comprometidos, necessitamos deste abaixo-assinado endereçado ao Juízo da 3ª Vara Federal Criminal no Rio de Janeiro solicitando a INTERVENÇÃO IMEDIATA e CONVOCAÇÃO DE NOVAS ELEIÇÕES PARA O PLENÁRIO DO CFO NUM PRAZO MÁXIMO DE 180 DIAS.

Participem conosco deste momento. ASSINEM !!!

1. Actualização #2 Encerramento

Criado em domingo, 26 de junho de 2016