Abaixo-assinado Ajudem a salvar o Buldogue Campeiro.

Para: Presidente da Confederação Brasileira de Cinofilia

Petição Pública
Ilmo Sr Sérgio Meira Lopes de Castro
Presidente da Confederação Brasileira de Cinofilia

O Buldogue Campeiro, Raça Brasileira de trabalho, se desenvolveu junto ao peão boiadeiro e começou a ser criada de maneira organizada através de uma seleção e resgate que foi realizado durante 30 anos. Tal processo buscou sempre preservar todas as características originais e sua tipicidade. Por sinal, reconhecida há quase 10 anos pela CBKC, a raça se tornou patrimônio nacional e faz parte da nossa cultura. Igualmente, se encontram espalhados pelos campos e cidades do Brasil, exercendo a sua função nata, mas Elaboração do padrão envolve anos de observação e conhecimento é algo técnico e não político. Seria como fazer plebiscito para definir taxa de juros. principalmente se tornou um guardião e amigo confiável dentro das nossas famílias. Portanto, preservar o temperamento pelo qual a raça conquistou à admiração é manter a essência do genuíno Buldogue Campeiro. Destacamos que o empenho do Sr. Ralf Schein Bender em prol de preservar as raízes da raça, constitui um modelo único para que a criação não perca o seu rumo. Tal meta deverá sempre ser seguida por todos nós.
O padrão atualmente aprovado pela CBKC em conjunto com a prova de trabalho regulamentada, só vem a solidificar a criação do BC em face do crescente número de exemplares no âmbito Nacional.

Por isso, a idéia de se a formar uma associação de criadores em prol do crescimento e da homogeneização da raça pareceu acertada. Ocorre que mal começou e apareceram certas “dissidências”, sem contar o ingresso de outros criadores. De fato, divergências podem existir. Não há como negar que o debate é necessário, até porque vem gerar o aprimoramento. Mas o problema, é que tais “dissidentes” se omitem quando da efetiva discussão pelo bem da raça. Por exemplo, sobre a prova de trabalho preferiram mudar de assunto e não abordar o tema. Sem contar, as inúmeras vezes que permanecem inertes. Ao invés de unirem ao grupo maior acabam criando desavenças e o desarticulando.
A verdade, é que este pequeno grupo deseja tomar o controle da raça, mas sem se importar com as características originais do nosso Buldogue Campeiro. Visam gostos pessoais. Mas o que mais assusta é que visam principalmente um tipo comercial. A prova desta afirmação é a preocupação com a inclusão dos olhos azuis. Enfim, acabam esquecendo de valorizar a saúde e a funcionalidade do nosso animal. Não podemos submeter a nossa raça aos caprichos ou interesses minoritários de um pequeno grupo. Grupo este que se une apenas quando se trata de fazer publicidade ou imaginarem que exercem total controle sobre o nosso Buldogue Campeiro.
O mais triste, é que agora alegam serem alvos de arbitrariedade. Ocorre que as vítimas são os nossos Buldogues Campeiros. Estes sim são mais importantes do qualquer grupo de criadores ou de qualquer associação.

O padrão elaborado em 2006 foi enviado a CBKC , retornando para as mãos do SR. Ralf. Foi ajustado e apresentado no encontro de 2009. Na época ficou estabelecido que olhos azuis não fossem considerados como faltas desqualificantes e seriam incluídos em faltas leves. Tal procedimento foi adotado apenas pelos pedidos insistentes de poucos criadores.
Na reunião da FECIRS, da qual o SR. Ralf Schein Bender não pode participar por problemas de saúde, foi colocado às Juízas que acontecia o nascimento de filhotes com olhos azuis na raça, o que as fez crer ser uma característica e como tal poderia ser inclusa no padrão.
Esta informação foi incorreta e foi contestada pela representante do SR. Ralf e que para evitar constrangimentos e maiores discussões perante a comissão acabou por calar-se.
A partir destes acontecimentos e em vista da necessidade da criação de uma prova de trabalho, visando manter as características originais do BC, como é previsto pela FCI e por ter sido oportunizado, foi enviado o material para a aprovação deste procedimento para comissão da CBKC.
Os pequenos ajustes no padrão, apenas descrevem melhor as características já previstas.
Os olhos azuis ao invés de uma característica serão considerados uma falta leve, como o que foi acertado no encontro e gravado num pendrive que estava ligado ao telão.
A cauda continua a mesma, apenas com uma descrição tecnicamente mais correta.
Reconhecido em 2001, a partir dos dados supra enviados para averiguação da CBKC, foi esboçado o primeiro padrão. O Buldogue Campeiro carecia da criação de um padrão complementado. Padrão este idealizado a partir de um encontro de criadores em 2006. Durante quatro anos a criação de campeiros vinha aguardado a aprovação de um padrão mais completo, que descrevesse e preservasse a raça.
Alterações aprovadas em setembro 2010, visando preservar a raça e melhorar a descrição:
Nome: BULDOGUE CAMPEIRO
Olhos: ovalados, de tamanho médio, não podendo ser profundos, nem saltados.
Preferencialmente com as pálpebras bem pigmentadas.
A coloração dos olhos, o mais escuro possível, indo do castanho ao marrom escuro, nos exemplares com atrufa escura. Nos exemplares de trufa ruiva, são aceitas as tonalidades maisclaras, castanho claro (cor de mel). Deve-se evitar olhos caídos com aspecto de“chorão”. (voltando ao decidido entre os criadores nos encontros)
CAUDA: inserida baixa, grossa na raiz, de comprimento moderado e de linha
inconstante; quebrada naturalmente. Dá-se preferência a cauda que não exceda em comprimento, em dois terços, a distância da inserção da cauda à ponta do jarrete.
-A versão levada até o encontro (com as modificações gravadas durante o mesmo), a versão com os itens modificados na reunião e a versão atual podem ser comparadas, estão a disposição na internet.

O Buldogue campeiro é mais importante que um pequeno grupo seleto, que esta a colher assinaturas até de criadores desavisados. A maioria dos proprietários e criadores está satisfeito com os ajustes do padrão da Raça e com a criação da prova de trabalho, que visa qualificar melhor o nosso Buldogue Campeiro.
Sabemos que o melhoramento genético não significa alteração de fenótipo e sim a criação de cães saudáveis, com conformação típica da raça e com a funcionalidade sabidamente impostas pela natureza, mesmo que não exerçam esta função na atualidade “é importante que não se tente modificar a beleza natural de uma raça apenas pela vaidade de se ter bonitos cães em pista”. (frase retirada do site da CBKC, noções de genética)
Agradecemos a CBKC por mais uma vez dar a importância necessária ao bom andamento da cinofilia Nacional, valorizando as raças brasileiras nas suas raízes e não deixando que se perca o encanto natural, que foi que nos levou a escolher esta raça para nos tornarmos proprietários e criadores.