Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado PELA GARANTIA DO FORTALECIMENTO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL: EM REPÚDIO A RECENTE POSIÇÃO DA CAPES E CNPQ PELO CANCELAMENTO DE BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO!!!!, para Presidência da República Federativa do Brasil; Ministério da Educação; Ministério de Ciência e Tecnologia; CAPES; CNPq

Nome Comentário
marco n. Sem pesquisa não há desenvolvimento.
windyz f. Sem duvida esta petção deve crescer e se fortalecer contra tal decisão. Além de nós acadêmicos termos dobrado nossa carga de trabalho com a expansão da universidade brasileira, as contratações realizadas durante o governo LUla não foram suficientes para responder às crescentes demandas das atividades de ensino, pesquisa e extensão e EAD! Sobre a nossa já desvalorizada profissão, vemos agora (novamente!) o governo federal prejudizar a formação de colegas em processo de mestrado e doutorado com a decisão de retirada de bolsas àqueles/as que se sacrrificam para fazer uma pós graduação trabalhando, porque não há opção. Devemos aqui lembrar que a maior parte de nossos estudantes de pós trabalham pois não há como fazer uma pós sem emprego, no Brasil .
Walkyria G. Com a imensa onda de desenvolvimento economico Brasileiro apos a Ditadura Militar de vinte anos, precisamos por nossos esforcos 'a educar nossa forca de trabalho! Com tantas Pizzas e mensaloes, a ausencia de fundos para a educacao vai freiar o proprio desenvolvimento que facilita as festas. Vamos manter um Brasil viavel e justo!
Mirian G. PRECISAMOS GARANTIR A PRODUCAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS DIFRENTES ÁREAS
Alexsandro O. absurdo essa posição da CAPES/CNPQ
FIDEL B. É UM ABSURDO!!!!
Mayra S. Isso é um absurdo. Temos que garantir sempre que haja bolsas nas instituições públicas para o mestrado e o doutorado, pois enquanto o Governo fica aprovando leis absurdas, há pessoas sem muito poder aquisitivo que querem estudar, sempre se capacitando.
Renata N. Sou professora do Ensino Básico do Estado de Ceará. Passei em 1o. lugar na seleção do Prgrama de Pós-Graduação em Letras da minha Universidade. Pedi redução de carga horária do meu emprego para dar conta das minhas obrigações como pesquisadora, acreditando que receberia a bolsa. Agora recebo apenas R$ 650, 00 por trabalhar 100h e não posso receber bolsa porque tinha vínculo antes! Que absurdo! Como sobreviver apenas com R$ 650, 00???
Marlene T. Pelo Desenvolvimento Autonômo da Produção Intelectual Brasileira
Maria S. Sou futura mestranda e estou contando com o recebimento da bolsa para fazer o meu mestrado. é de suma importância que o programa permaneça para que alunos de baixo poder aquisitivo como eu, possam realizar o seu sonhoe além disso contribuí com a cincência na produção de pesquisasque tragam benefício para a população e prestígio para a nossa nação perante o tros países que investem e valorizam a pesquisa.
MARTA F. ESTOU COMPLETAMENTE INDIGNADA COM ESTA DECISÃO DO GOVERNO, QUE MAIS UMA VEZ TEM DEMONSTRADO A NÃO VALORIZAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO NÃO SÓ NA ISNTITUIÇÃO PÚBLICA COMO NA PRIVADA, IMPOSSIBILITANDO A QUALIFICAÇÃO DO PROFESSOR.
Sonia F. Estou de acordo, cabe porém, destacar que deve haver um modo de não tratar as ciências humanas de modo desigual.
Celso B. É um absurdo o descaso com a Educação e a Pesquisa em nosso país, jamais seremos do primeiro mundo se continuarmos cresdendo na parte econômica e relegando a segundo plano estes importantes ítens, inclusive com uma
Helios L. APOIADO!!
SARAH R. Não concordo com o cancelamento, pois quero mito investir em minha carreira cientifica e não tenho condições finaceiras, assim como vários jovens brasileiros. Peço que seja feito uma análise quanto a este cancelamento, pois o BRASIL tem muitos talentos, mas que precisam de ajuda financeira, já que vivemos em um país que começou a crescer. Deste modo precisamos de pessoas qualificadas, e o governo precisa sim investir nisso, caso contrário, o pais todo sofrerá mais ainda com a falta de qualificação no mercado.
Antonio . Não podemos parar com os estudos as novas ciência tecnológicas
Cynthia N. Creio que pessoas que trabalham também merecem receber a bolsa, pois se trabalham é porque precisam sobreviver, mas tem capacidade, competência, direito, vontade de fazer mestrado/doutorado para melhorar a qualidade do seu trabalho e influenciar outras pessoas a desenvolver pesquisas. Trabalhar não significar não ter responsabilidade para ser pesquisador, não devem os trabalhadores serem excluídos e considerados irresponsáveis no desenvolvimento de atividades científicas, e para isso o incentivo da bolsa é fundamental, quando menciono irresponsabilidade é esta a sensação que temos ou sermos tratados com tal postura dos CAPES/CNPq. Cancelar a bolsa é desrespeitar pessoas sérias que ingressaram em instiuições de pós-graduação com muito esforço e que com muito esforço lutam para qualificar-se, pela prosperidade do país e na maioria das vezes sem reconhecimento e estímulo. O que esperamos é que nossas iniciativas sejam consideradas e respeitadas e que nunca agimos com má fé, ao contrário, fazer mestrado/doutorado é para mim romper com a barreira e histórico de uma sociedade... a bolsa também é por nós usada para ir à congressos e nas despesas da pesquisa, assim como pelos que não traba
Rejone A. É um absurdo isso. O aluno trabalhador não recebe nenhum incentivo para produzir conhecimento nessa sociedade. Além disso, nos fala que temos que assinar um termo de desistência. Não estou desistindo de nada. A bolsa está me sendo retirada. O que fazer?
Ana B. repensem a possível decisão
Osvaldina S. PELA GARANTIA DO FORTALECIAMENTO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL: EM REPÚDIO A RECENTE POSIÇÃO DA CAPES E CNPQ PELO CANCELAMENTO DE BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO.

Assinaram o abaixo-assinado
5.527 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado